Cabo Verde é premiado por qualidade e eficiência operacional no abastecimento de água e esgotamento sanitário

Para garantir o aperfeiçoamento dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário em todo o estado de Minas Gerais, a Copasa criou o Programa de Eficiência Operacional (PEO). Pelo segundo ano consecutivo, o município de Cabo Verde, no âmbito da Unidade de Negócio Sul (UNSL) da Companhia, foi reconhecido e premiado pelo programa que possibilita o diag-nóstico das condições de trabalho e das ações corretivas para adequação de procedimentos.


O PEO contempla conceitos de qualidade e exigências da Agência Regulado-ra de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Es-tado de Minas Gerais (Arsae-MG) e tem o objetivo de melhorar o desempenho da operação, promovendo ações para o desenvolvimento sustentável e uma geração de valor.

Em Cabo Verde, a Copasa está presente há 40 anos, garantindo um serviço de abastecimento de água com qualidade, quantidade e regularidade. No município, a Companhia possui mais de 40 mil metros de redes de abastecimento e atende mais de 8 mil pessoas com um serviço que integra um rigoroso processo de controle de qualidade. Os processos realizados pela Copasa atendem a todos os padrões de vigilância e potabilidade estabelecidos pela legislação vigente, e são monitorados por uma rede laboratorial estruturada, que inclui laboratórios Local, Regional e Central.

Está em andamento no município, já em fase de finalização, a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). O investimento, de cerca de R$ 4 milhões, vai garantir o devido tratamento dos esgotos gerados pela sede do município, contribuindo com a preservação ambiental do Ribeirão Assunção – afluente do Lago de Furnas. Além de proporcionar mais qualidade de vida para os moradores, auxiliando na erradicação de doenças de veiculação hídrica e no controle da proliferação de vetores.

Reconhecimento

A premiação é realizada com base no número de imóveis conectados às redes de água e esgoto da Copasa nos 640 municípios em que a Companhia tem concessão de abastecimento e nos 309 onde atua também na coleta e trata-mento de esgoto. Esses municípios são divididos em categorias, conforme o porte de cada um. São eles: Porte 1, de 0 a 5.000 ligações; Porte 2, de 5.000 a 10.000 ligações, e Porte 3, acima de 10.000 ligações. Em todo o Estado, Cabo Verde alcançou, novamente, o 1º lugar no porte 1 da Companhia.

Além do reconhecimento e da premiação, os resultados por meio do PEO pos-sibilitam melhor análise para futuros investimentos no município. “Mais uma vez o sistema de Cabo Verde foi reconhecido, por meio da dedicação de cada um dos empregados envolvidos e comprometidos com a excelência, reafir-mando o nosso compromisso como Companhia, de garantir a melhoria contí-nua dos nossos serviços aos cabo-verdenses”, destacou o superintendente da UNSL, Luiz Eduardo Carvalho Gomes.

Marcelo José de Melo, encarregado do sistema de Cabo Verde há 9 anos, compartilhou a satisfação de poder fazer parte desse programa e colher resul-tados positivos. “Participar do PEO nos propicia diretrizes para o desenvolvi-mento das nossas práticas de trabalho. O desafio é grande, mas os resultados para a nossa equipe e para os nossos clientes são maiores ainda”, destacou.

Sobre o PEO

Criado em 2020, o Programa de Eficiência Operacional é dividido em etapas: o primeiro passo é o diagnóstico, quando empregados com conhecimento técni-co específico analisam, dentre outras questões, as condições de conservação das unidades, como as Estações de Tratamento de Água (ETAs) e Esgoto (ETEs), elevatórias, reservatórios, etc. Após o diagnóstico, são realizadas a pa-dronização e a autoavaliação.

Feito isto, a validação do material é realizada pelas gerências e pelas Unida-des de Negócio da Copasa. Ao final, as unidades com maior pontuação são encaminhadas ao comitê gestor, definido pela diretoria da empresa. Os siste-mas com melhores resultados são reconhecidos e premiados.

A 4ª edição de avaliação do programa teve início no mês de setembro e promete ser ainda mais disputado, exigente e com resultados cada vez mais expressivos.

Empregados da UNSL se reúnem para mais

Cabo Verde é premiado por qualidade e eficiência operacional no abastecimento de água e esgotamento sanitário

Copasa instala isolamento acústico em poço de