UNMT realiza workshop sobre Plano de Melhoria da Gestão com metodologia participativa

Com os objetivos de apresentar e promover reflexão sobre as Oportunidades de Melhoria (OMs), selecionando aquelas que estão no campo de atuação da Unidade de Negócio Metropolitana (UNMT), no dia 27 de setembro foi realizado o “Workshop: Plano de Melhoria da Gestão”. O evento presencial foi realizado na Unidade de Serviço de Educação Corporativa (USED) e reuniu os participantes do grupo de trabalho “Programa Estratégico Excelência da Gestão” da UNMT.

As OMs foram apontadas no relatório de avaliação, que foi emitido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (ABES) em decorrência da participação da UNMT no Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS), em 2022. Elas indicam as lacunas nos processos gerenciais identificados no Sumário de Gestão, ou ainda, em informações obtidas durante a visita dos examinadores.

Considerando que a maioria das OMs apontadas são relacionadas ao Fator de Avaliação ‘Inovação’, a UNMT deliberou que o Plano de Melhoria da Gestão (PMG) terá como foco a proposição de melhorias ou novas práticas de gestão para os processos gerenciais requeridos em cada critério, em atendimento a esse fator. Nesse sentido, conforme preconiza o Modelo de Excelência de Gestão (MEG), em especial no critério Estratégias, o evento foi realizado utilizando metodologia participativa.

Na abertura do encontro, a supervisora do Processo Desempenho Empresarial, da Unidade de Serviço de Apoio Administrativo Metropolitana (USAM), Marluce Nogueira Quaresma, realizou o ‘Contato de Valor’ sobre os cuidados necessários com a saúde, principalmente, nos períodos de altas temperaturas e de baixa umidade. Dando continuidade à agenda do evento, foi realizada atividade prática, que apresentou os “Itens” e respectivos “Processos Gerenciais” dos “Critérios” do MEG, em que foram apontadas Oportunidades de Melhoria no fator “Inovação” no Relatório de Avaliação da UNMT.

Após a apresentação de cada Critério foram disponibilizados QR Code dos formulários com processos gerenciais, que eram imediatamente acessados e respondidos, por meio do celular. De acordo com a sua percepção, os participantes selecionavam quais processos estão no campo de atuação da UNMT, para que na 2ª etapa sejam propostas as ações que irão compor o Plano de Melhoria da Gestão (PMG) da Unidade de Negócio.

Para os empregados, o evento trouxe mais clareza e entendimento sobre o PMG, promovendo a simplificação da linguagem sobre o tema e o tornando mais leve e de fácil entendimento. Para a assistente administrativa da USAM, Glauciene Assis, a forma de exposição do conteúdo foi enriquecedora. “Excelente a didática para trabalhar as oportunidades de melhoria”, disse.

Já a gerente da Gerência Regional de Belo Horizonte Oeste (GRBO), Simone Neves, avaliou que a participação dos empregados agregou o conhecimento prático. “Foi muito positiva a metodologia participativa que foi proposta para avaliação das OMs”, declarou.

O evento foi encerrado pelo superintendente da UNMT, Ronaldo de Melo Serpa Junior, que destacou que o workshop foi a primeira etapa do processo de elaboração do PMG. “O foco na melhoria dos processos deve resultar em novo patamar de desempenho, agregando valor para as partes interessadas do negócio da Copasa. A inovação é um fator essencial para a sobrevivência da Companhia num cenário cada vez mais competitivo, especialmente após a promulgação do Novo Marco Legal do Saneamento”, concluiu Ronaldo Serpa.

Próximas ações

Em continuidade às ações desenvolvidas no workshop, em outubro de 2023 serão realizadas as próximas etapas da construção do Plano de Melhoria da Gestão (PMG).

A 2ª etapa da atividade será realizada por grupo de cada critério, envolvendo os seus líderes e interlocutores. Essa fase terá como objetivo identificar as ações já implementadas no último ciclo ou propor novas práticas. Para isso será encaminhado, previamente, um novo formulário a cada componente do grupo de trabalho, para que sejam estudadas as ações para as OMs selecionadas no workshop. Neste encontro será discutido, coletivamente, o plano e priorização das ações para cada critério.

Já na 3ª etapa serão consolidadas as propostas do “Plano de Melhoria da Gestão” no formulário padrão estruturado pela Companhia, que serão divulgadas durante o II Encontro de Gestão da UNMT, também em outubro, cujo tema será “Inovação”.

UNMT realiza workshop sobre Plano de Melhoria da Gestão com metodologia participativa

GRCN alerta empregados sobre a importância do

UNMT realiza workshop sobre Plano de Melhoria da Gestão com metodologia participativa

GRCN é premiada por desempenho na ouvidoria