UNLE realiza 2º Workshop sobre Serviços de Natureza Continuada com empresas contratadas

Visando aprimorar os serviços de natureza continuada prestados aos clientes, a Unidade de Negócio Leste (UNLE) da Copasa realizou, na quinta-feira (10/08), o 2º Workshop com as empresas contratadas. Com o tema “Serviços de Natureza Continuada”, o evento foi realizado no salão do Hotel Metropolitano, em Coronel Fabriciano, e reuniu cerca de 55 pessoas, entre os gestores de contratos da Companhia e proprietários e gestores de contratos das empresas contratadas. O evento teve como objetivos sensibilizar as empresas contratadas sobre o impacto da qualidade dos serviços de natureza continuada na imagem da Copasa e conhecer as necessidades e as expectativas dos prestadores de serviços.

Na abertura do encontro, o superintendente da UNLE, Albino Campos, destacou a importância da realização do Workshop com as empresas contratadas. “Queremos cada vez mais melhorar a forma de nos relacionar com nossos parceiros, visando otimizar nossos processos e serviços operacionais. O nosso cliente é a razão da existência da nossa empresa e devemos prestar serviços de excelência, com agilidade, qualidade e eficiência. Por isso, estamos realizando este workshop com todos os envolvidos para alinharmos a nossa metodologia de trabalho e, por consequência, oferecermos um melhor serviço à sociedade onde atuamos”, disse.

O diretor de Operação da Copasa (DOP), Guilherme Frasson, fez questão de participar do evento. “Devemos caminhar juntos com o mesmo propósito de prestarmos o melhor serviço para o nosso cliente final que é o cidadão. Sabemos que precisamos melhorar e, por isso, estamos realizando este evento. Também temos ciência que as dificuldades são enormes, mas juntos seguiremos em frente, aprimorando os nossos processos, superando as adversidades e assim entregando o melhor serviço a comunidade”, destacou.

Evento serviu para alinhar as demandas com todas as empresas contratadas

O evento foi dividido por apresentações e momentos de escuta ativa, após cada apresentação, quando todos puderam compartilhar suas dúvidas, questionamentos, além de apresentar sugestões para promover melhorias na prestação dos serviços.

O engenheiro Mateus Santana, proprietário de uma das empresas terceirizadas que atende as gerências regionais de Almenara (GRAL) e Diamantina (GRDT), compartilhou com todos os participantes uma nova prática implantada e que tem gerado bons resultados.

“Sempre solicito a presença de um colaborador da Copasa para participar das reuniões da nossa empresa. Esta troca de experiência relacionada a diversos assuntos tem mudado a forma de pensar e agir dos nossos colaboradores. Acredito que essa interação entre as nossas equipes irá render bons frutos”, enfatizou.

A segurança foi um dos temas que teve destaque no Workshop e foi amplamente discutido. Para isso, a UNLE contou com a participação de Mauro Lúcio Henrique de Carvalho, gerente da Unidade de Serviço, Saúde e Segurança do Trabalho (USSS). “A iniciativa da UNLE, de envolver cada vez mais as empresas, representa um importante avanço no fortalecimento da nossa cadeia de valor, inclusive no que se refere a saúde e segurança no trabalho. O Workshop foi uma oportunidade para disseminação do Programa Acidente Zero com objetivo de diminuir a ocorrência de acidentes e tornar as nossas operações mais sustentáveis”, pontuou.

Como forma de medir a sensibilização das empresas contratadas quanto ao impacto da qualidade dos serviços de natureza continuada na imagem da Copasa, bem como, conhecer as necessidades e as expectativas dos prestadores de serviços, um questionário de 29 perguntas, foi enviado para cada empresa contratada, antes da realização do evento. O superintendente Albino Campos fez questão de apresentar os resultados desta pesquisa, onde, das dezesseis empresas participantes do evento, quinze responderam ao questionário.

O objetivo da pesquisa foi conhecer um pouco mais sobre as empresas contratadas, além da percepção das expectativas e necessidades relacionadas à prestação dos serviços e melhoria da parceria com a Companhia, que certamente contribuirá para que a Copasa possa ser reconhecida pela sua qualidade e eficiência dos serviços prestados.

Já Sebastião Pinheiro Costa, gerente da Unidade de Apoio Administrativo Leste (USAL), apresentou para as empresas a declaração e o mapa estratégico da Copasa e a composição dos indicadores Índice de Qualidade do Serviço e Índice Satisfação do Cliente, que atestam a medição dos resultados sobre a eficiência dos serviços prestados no que diz respeito aos prazos de atendimento e qualidade dos serviços pelas empresas contratadas. “Ressaltamos que é muito importante que cada um de nós, seja colaborador da Copasa ou parceiro, entenda o seu papel no propósito de cuidar da água e gerar valor para as pessoas. Nossa ambição é sermos reconhecidos pela qualidade e eficiência dos nossos serviços”, salientou.

Outro momento que teve destaque no evento foi a palestra sobre a regulamentação e a padronização de contratos, ministrada pela gerente da Unidade de Planejamento e Gestão (PLAG), Ana Paula Barros Rocha. “O evento foi uma oportunidade de integração e aproximação da Copasa com suas empresas contratadas. Esse alinhamento é primordial para o aperfeiçoamento na prestação dos seus serviços, visando mais qualidade e eficiência, tendo como objetivo a melhoria sempre no atendimento ao cliente”, ressaltou.

Ainda na programação do evento, o engenheiro de produção da Copasa em Teófilo Otoni, Eder Portela, abordou um tema sensível voltado à recomposição de pavimentos. “A recomposição de pavimentos atualmente é um dos principais pontos de reclamações que a Companhia recebe. Temos que ficar atentos à melhoria na entrega deste trabalho à sociedade”, compartilhou o engenheiro.

Finalizando o evento, o superintendente Albino Campos destacou que 100% das empresas convidadas compareceram e que o objetivo foi cumprido. Ele agradeceu a participação de todos e destacou que momentos como este servem para aprendizado e reforço da parceria estabelecida. “Abordamos os mais variados assuntos e temos a certeza que esse momento serviu para ampliar os nossos horizontes em relação ao trabalho que realizamos. Temos a oportunidade de crescermos juntos por meio da integração e do alinhamento de nossas ideias e, por consequência, entregarmos um excelente serviço ao povo mineiro”, concluiu.

Para tratamento das demandas levantadas, um relatório técnico será elaborado, consolidando as ações a serem implementadas com o objetivo de estreitar o relacionamento entre a Copasa e as empresas parceiras.

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