Tratamento de esgoto mais eficiente reduz impactos ambientais em Joaíma

Com investimentos de mais de R$ 1 milhão, a Copasa iniciou as obras de melhoria na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da cidade de Joaíma. Com esses recursos, a unidade passará a contar com uma maior eficiência no processo de tratamento do esgoto e reduzirá os impactos ao meio ambiente.

Além dos benefícios para a qualidade de vida, essas obras também servirão como um incremento para a renda da cidade, com a geração de vagas temporárias de empregos e a movimentação da economia com a aquisição de materiais no comércio local.

Com previsão de conclusão no segundo semestre de 2024, as obras têm como destaque o processo de reabilitação dos dois reatores anaeróbios de fluxo ascendente (UASB) que compõem a ETE e têm a função de reter as partes sólidas do esgoto – que passam a ficar retidas nos reatores e enviadas, posteriormente para os leitos de secagem – e liberar apenas o líquido para a capineira, que tem a função de dar um polimento no efluente tratado antes de ser enviado ao corpo receptor.

O gerente da Copasa na região, Flávio de Almeida Campos, falou sobre os benefícios que as intervenções vão proporcionar. “A reabilitação dos reatores trará uma melhora significativa em todo o sistema de esgotamento sanitário da cidade, pois aumentará a eficiência de tratamento do esgoto, reduzirá impactos indesejados ao meio ambiente e melhorará a qualidade de vida da população por meio do bem-estar e desenvolvimento sustentável”, disse.

Durante os trabalhos, as lajes superiores dos reatores serão demolidas e refeitas em estrutura de ferrocimento. Também será reconstruída toda a distribuição da tubulação interna dos locais, bem como será realizado o tratamento das paredes dos reatores com resina Ester Vinílica – que possui maior resistência à corrosão – e reforçada com fibra de vidro para proteção da estrutura que está em contato com os gases agressivos gerados durante a digestão/tratamento do esgoto.

As intervenções contemplam ainda a reconstrução da caixa de distribuição de vazão e a instalação do sistema de coleta e queima do biogás.

Tratamento de esgoto mais eficiente reduz impactos ambientais em Joaíma

Copasa e prefeitura firmam parceria para fiscalizar

Tratamento de esgoto mais eficiente reduz impactos ambientais em Joaíma

Laboratório Central da Copasa renova Acreditação do