Serro fica em 1º lugar no 3º ciclo do Programa de Eficiência Operacional da Copasa

O sistema da Copasa no município do Serro ficou em primeiro lugar no 3º ciclo do Programa de Eficiência Operacional (PEO) da Companhia, no âmbito da Unidade de Negócio Leste (UNLE). O prêmio foi disputado por mais de 150 municípios das regiões Leste e Nordeste de Minas Gerais.

O PEO visa garantir o aperfeiçoamento dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário por meio do diagnóstico das condições de trabalho e das ações corretivas para adequação de procedimentos e, posteriormente, o reconhecimento dos sistemas mais bem avaliados.

Na primeira etapa do programa, empregados com conhecimento técnico analisaram, entre outras questões, as condições de conservação e segurança das captações e Estações de Tratamento de Água (ETA) e Esgoto (ETEs); a integridade de elevatórias e reservatórios e os resultados do processo de tratamento de água e esgoto em cada localidade dos municípios onde a Copasa atua, com base nas exigências de legislações e da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG).

Na segunda etapa é realizada a validação das avaliações pelos gestores. Os sistemas com maior pontuação seguem para a terceira etapa e passam por inspeção realizada por membros do Comitê do Programa de Eficiência Operacional. As avaliações são realizadas anualmente e aqueles com melhores resultados são reconhecidos.

A premiação é feita por porte, com base no número de ligações de água. Porte 1: de 0 a 5 mil ligações; Porte 2: de 5 mil a 10 mil ligações, e Porte 3: acima de 10 mil ligações. O município de Serro é considerado Porte 2.

O agente de saneamento da Copasa no município, Alessandro Geraldo de Jesus, que também é encarregado de sistema, reforçou o comprometimento dos colaboradores da unidade com os serviços prestados. “A obtenção do 1º lugar neste programa da empresa joga luz a dedicação de cada copasiano que trabalha na unidade de Serro. Prestamos um serviço de excelência à população e ter o nosso trabalho reconhecido não tem preço. Só temos que agradecer”, disse.

Prefeitura de Serro reconheceu a conquista da unidade da Copasa no município.

Reconhecimento

Após a conquista, o prefeito do município de Serro, Nondas Miranda convidou Alessandro Gomes para levar a premiação até a prefeitura da cidade. “Ficamos muito felizes com o destaque recebido pela unidade local da Copasa. Isso é fruto de um trabalho dedicado dos profissionais da empresa que buscam manter a nossa cidade com um abastecimento com água de qualidade e ideal para nosso consumo. Parabéns aos funcionários da Copasa de nosso município”, destacou o prefeito.

Sobre o PEO

O PEO foi implantado em 2020, a partir de iniciativas que serviram de base para o aprimoramento da gestão da operação dos sistemas de água e esgoto. O programa contempla conceitos de qualidade e exigências da Arsae-MG e tem o objetivo de melhorar o desempenho da operação, promovendo ações para o desenvolvimento sustentável e uma geração de valor. Além do reconhecimento e premiação, a realização das avaliações por meio do PEO possibilita à Diretoria da Copasa a análise para futuros investimentos nos municípios.

Serro fica em 1º lugar no 3º ciclo do Programa de Eficiência Operacional da Copasa

Copasa participa de corrida realizada pelo Corpo

Serro fica em 1º lugar no 3º ciclo do Programa de Eficiência Operacional da Copasa

Gerência Regional de Contagem reforça a equipe