Projeto Mundo das Águas Cinema 4D conscientiza estudantes de Montes Claros sobre a preservação do meio ambiente

Com o objetivo de despertar a consciência ambiental e sustentável nas crianças e nos adolescentes, bem como na comunidade escolar, entre os dias 19 e 22 de setembro, os alunos de quatro escolas estaduais de Montes Claros, participaram do projeto “Mundo das Águas Cinema 4D”. A iniciativa é patrocinada pela Copasa, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e foi desenvolvida pela NOD3, agência de produção.

Ao longo de quatro dias, cerca de 3.000 estudantes das escolas Benjamin Versiani dos Anjos, Professora Helena Prates, Santa Terezinha e Dom Aristides Porto assistiram às sessões do filme itinerante, que visa conscientizar os alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente, com foco nos impactos da poluição dos rios.

O enredo do “Mundo das Águas” conta a história do peixe Guga, que convida os estudantes a visitar a casa dele no fundo do rio, mas ao chegar ao local, o personagem percebe que o seu habitat foi invadido por garrafas plásticas, cerâmicas, pneus, entre outros tipos de lixo.

O curta-metragem, com aproximadamente 10 minutos de duração, envolve o espectador com a tecnologia audiovisual 4D, permitindo que a pessoa se transporte para o cenário no qual se passa a história e sinta a problemática abordada pelo filme.

“A iniciativa foi um presente para a comunidade escolar, pois nossos alunos estão inseridos em uma região de vulnerabilidade social e não têm acesso a esse tipo de entretenimento. Além disso, o projeto propõe uma interação e passa uma mensagem educativa sobre a preservação do meio ambiente, cujo aprendizado permanecerá na vida deles”, destaca a diretora da Escola Estadual Benjamin Versiani dos Anjos, Telma Veloso.

A estudante do 9º ano do ensino fundamental, Anne Beatriz, destacou a importância das lições aprendidas durante a exibição do curta. “A mensagem passada pelo filme é muito interessante, pois orienta as pessoas a não jogarem lixo nos rios, ação que pode causar a morte de peixes e provocar a falta d’água”, concluiu.

Projeto Mundo das Águas Cinema 4D conscientiza estudantes de Montes Claros sobre a preservação do meio ambiente

Mural das Águas em Taiobeiras estimula a

Projeto Mundo das Águas Cinema 4D conscientiza estudantes de Montes Claros sobre a preservação do meio ambiente

Chuá Socioambiental realiza doação de cadeira de