Chuá Socioambiental realiza doação de cadeira de rodas para escola de São João do Paraíso

Com o intuito de contribuir com ações que gerem valor para as pessoas, por meio da solidariedade, os alunos da Escola Estadual Dôra Barbosa, em São João do Paraíso, realizaram a arrecadação de 140 garrafas pet contendo lacres de alumínio, que foram destinados à Campanha Lacre do Bem. Ao longo de seis meses, os estudantes se mobilizaram para conseguir os lacres, que são utilizados na troca por cadeiras de rodas.

A ação faz parte das atividades do Programa Chuá Socioambiental da Copasa, que visa ampliar a percepção dos alunos sobre a preservação ambiental. Todo o esforço dos estudantes foi recompensado neste mês de setembro, quando o material foi vendido para a empresa Taiô Reciclagem, sediada em Taiobeiras, e o valor arrecadado foi revertido na aquisição de uma cadeira de rodas, que foi doada à instituição de ensino.

A solenidade de entrega foi realizada no dia 14 de setembro, com a participação de representantes do Programa Chuá Socioambiental no município, dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental, além da presença de outros integrantes da comunidade escolar, como diretores, supervisores e professores.

“Esse exemplo de solidariedade marca a participação da escola nas ações do Chuá Socioambiental e, vai além, com o envolvimento de todos para a destinação de uma cadeira de rodas à instituição, visando ajudar estudantes e outras pessoas que necessitam desse benefício”, destaca a coordenadora das atividades do Chuá no município, Vaguimar Ribeiro.

Programa Chuá Socioambiental

Criado em 2017, o Chuá Socioambiental amplia a consciência ambiental dos alunos e forma cidadãos comprometidos com os valores ecológicos por meio das práticas de educação ambiental. O programa integra a Agenda ESG da Copasa, sigla que se refere às questões ambientais, sociais e de governança corporativa. Esse termo tornou-se uma forma de se referir ao que empresas e entidades estão fazendo para serem socialmente responsáveis, ambientalmente sustentáveis e administradas de forma correta.

O programa também está alinhado à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e em seus respectivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além dos dez princípios do Pacto Global. No caso, o Chuá Socioambiental está alinhado ao ODS 6 – Água e Saneamento, que tem entre suas metas assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento.

Campanha Lacre do Bem

A Campanha Lacre do Bem, aderida pela Copasa em 2016, é um projeto idealizado e coordenado pela Associação Lacre do Bem, sediada em Belo Horizonte. Criada em 2013, por uma menina de nove anos, a iniciativa visa à arrecadação de lacres de alumínio que são reciclados e vendidos. O dinheiro arrecadado é utilizado para aquisição de cadeiras de rodas para doação a pessoas e instituições filantrópicas.

Chuá Socioambiental realiza doação de cadeira de rodas para escola de São João do Paraíso

Projeto Mundo das Águas Cinema 4D conscientiza

Chuá Socioambiental realiza doação de cadeira de rodas para escola de São João do Paraíso

Copasa promove ações em comemoração ao Dia