Copasa promove ações em comemoração ao Dia da Árvore em cidades do Norte de Minas

Com o objetivo de conscientizar as gerações atuais e futuras sobre a importância das árvores e das florestas para o equilíbrio do meio ambiente, a equipe de desenvolvimento sustentável da Copasa, desenvolveu diversas atividades em comemoração ao Dia da Árvore em duas cidades mineiras localizadas no Norte do Estado.

Entre os dias 18 e 23 de setembro, em Virgem da Lapa, os colaboradores do Núcleo de Salinas, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, o Coletivo Local de Meio Ambiente (Colmeia) e o programa Pró-Mananciais, realizaram palestras em escolas públicas.

Com o tema “Plantar uma árvore hoje para colher os frutos no futuro”, os estudantes do ensino infantil ao fundamental II aprenderam sobre a importância das árvores para a sustentabilidade dos ecossistemas. Ainda nas instituições de ensino, foram plantadas 31 árvores frutíferas, com orientações aos estudantes sobre os cuidados durante o plantio, além de informações sobre a manutenção e a preservação das espécies.

Ao longo da semana, a programação incluiu ainda a distribuição de 500 mudas frutíferas para os moradores da zona urbana e produtores rurais do município, com informações sobre a importância da arborização para o clima e a preservação dos recursos naturais.

Já em Montes Claros, no dia 22 de setembro, na sede do Centro Operacional R3 da companhia, a equipe de desenvolvimento sustentável promoveu a feira verde, na qual os colaboradores trocaram 60 mudas de espécies frutíferas e nativas entre si. O momento foi de descontração e interação entre os participantes, que, além dos debates sobre sustentabilidade e consciência ambiental, aprenderam também sobre o trabalho desenvolvido pelo programa Pró-Mananciais para a proteção das fontes de captação de água utilizadas para abastecimento público.

Atuação socioambiental

A atuação socioambiental da Copasa é pautada na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e em seus respectivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além dos dez princípios do Pacto Global.

O Pró-Mananciais integra o ODS 15 que consiste em proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra, evitando a perda da biodiversidade.

O programa integra ainda a Agenda ESG da Copasa, sigla que se refere às questões ambientais, sociais e de governança corporativa. Esse termo tornou-se uma forma de se referir ao que empresas e entidades estão fazendo para serem socialmente responsáveis, ambientalmente sustentáveis e administradas de forma correta.

Copasa promove ações em comemoração ao Dia da Árvore em cidades do Norte de Minas

Chuá Socioambiental realiza doação de cadeira de

Copasa promove ações em comemoração ao Dia da Árvore em cidades do Norte de Minas

Montes Claros sedia o XXII Encontro Interlaboratorial