Programa de Eficiência Operacional garante avanços nos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário

Com a proposta de manter as unidades operacionais em melhores condições de funcionamento e garantir qualidade nos serviços, a Copasa concluiu as obras de revitalização das estruturas físicas dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário de diversos municípios do âmbito da Gerência Regional Janaúba (GRJB).

As intervenções, finalizadas em agosto, são resultado das ações do Programa de Eficiência Operacional (PEO), implantado pela companhia em 2020, com o intuito de aprimorar os sistemas de gestão e operação dos serviços de água e esgoto em todo o Estado.

Com recursos de R$ 98 mil e mão de obra contratada, os sistemas de abastecimento de água dos municípios de Barra da Alegria, Curral de Dentro, Indaiabira, Jaíba, Montezuma, Porteirinha, Santo Antônio do Retiro, São João do Paraíso, Taiobeiras e Vargem Grande do Rio Pardo foram beneficiados com a instalação de registros de manobras, descargas e ventosas. Tais dispositivos são fundamentais para o funcionamento das unidades, sendo utilizados durante a execução de manutenções, manobras e setorizações operacionais, garantindo a eficiência e a qualidade do fornecimento de água.

O sistema de esgotamento sanitário de Capitão Enéas também foi beneficiado. Foram feitas melhorias nas estruturas da estação elevatória de esgoto Santo Antônio, que recebeu serviços de pintura, construção de passeio em cimento, além de uma caixa de areia – estrutura instalada na rede coletora para retenção de areia e detritos minerais antes de chegar à unidade. Nesses serviços, foram investidos R$ 12 mil e as ações foram executadas por uma empresa contratada.

“A execução dessas melhorias realizadas por meio do Programa de Eficiência Operacional (PEO) visam impactar, de forma positiva, o funcionamento dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, com aumento da qualidade dos serviços operacionais, consolidando o compromisso com a preservação da água e a geração de valor para as pessoas”, ressalta o profissional do setor técnico da GRJB, Paulo Jhonata Souza Silva.

Programa de Eficiência Operacional garante avanços nos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário

Plano de Ação da Bacia da Pampulha: