Programa Chuá Socioambiental reconhece escola de Águas Vermelhas como Amiga do Meio Ambiente

A Escola Estadual Coronel José Venâncio de Souza, localizada no município de Águas Vermelhas, no Norte de Minas, recebeu o selo “Chuá – Escola Amiga do Meio Ambiente”, como reconhecimento pela participação nas ações ambientais desenvolvidas pelo Programa Chuá Socioambiental em 2023. Promovida pela Copasa, a iniciativa tem o objetivo de despertar a consciência e a sustentabilidade ambiental nos estudantes e na comunidade escolar.

A cerimônia, realizada no dia 22 de setembro, contou com a presença de 300 alunos do 6º ao 9º ano e marcou o encerramento das ações desenvolvidas no decorrer do ano. A solenidade contou ainda com a participação de integrantes da comunidade escolar, de colaboradores da Copasa, de membros do Coletivo Local de Meio Ambiente (Colmeia), de representantes da administração municipal e da gestora do Programa Chuá Socioambiental na Copasa, Tereza Bernardes.

Durante o evento, os participantes assistiram a manifestações artísticas e culturais, preparadas pelos próprios estudantes, tais como danças, leitura de poemas e apresentação da fanfarra escolar.

Atividades

Entre maio e setembro deste ano, dentro da programação do Chuá Socioambiental, os alunos foram envolvidos em diversas atividades educativas, tais como diálogos interativos sobre saneamento, recursos hídricos e desenvolvimento sustentável.

Durante esse tempo também foi realizada a gincana socioambiental, com etapas relacionadas à reflexão e ao cuidado com o meio ambiente, entre elas a feira do desapego, feira verde, campanhas de arrecadação de lacres de alumínio, de recolhimento de óleo de cozinha usado, além das etapas das feiras verde, do desapego e as oficinas “Você Repórter”.

Para a integrante da equipe socioambiental do Núcleo de Salinas, Adriana Tolentino, responsável pelo desenvolvimento do programa na escola, a iniciativa contribuiu para o aumento da consciência ambiental dos estudantes, à medida que eles foram inseridos nas diversas etapas do processo. “Ao realizar práticas educativas voltadas para a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais por meio do Chuá Socioambiental, estimulamos as crianças e os adolescentes a tornarem-se mais responsáveis em relação à proteção do planeta Terra”, concluiu.

Na avaliação da diretora da escola, Roseny Pereira e Silva, o Selo “Chuá – Escola Amiga do Meio Ambiente” foi recebido num momento bastante oportuno, reacendendo em toda a comunidade escolar a chama da esperança. “De maneira lúdica e muito interativa, o programa foi ganhando a adesão dos alunos e profissionais, ultrapassou os muros da escola e ganhou as ruas da nossa cidade. O programa trouxe responsabilidades, novos parceiros, e assumimos compromissos de uma educação ambiental longa e plena. A certificação veio não somente como prêmio pelo trabalho desenvolvido, mas, principalmente, com a afirmação de uma relação mais próxima com a natureza e com o meio que nos cerca”, afirmou.

“Gostei muito de todas as atividades realizadas pelo Programa Chuá aqui na escola, pois eu e meus colegas aprendemos, de maneira divertida, que todos nós devemos cuidar muito do meio ambiente”, concluiu a estudante Lara Vitória Arruda, do sétimo ano.

Sobre o programa

Criado em 2017, o Chuá Socioambiental amplia a consciência ambiental dos alunos e forma cidadãos comprometidos com os valores ecológicos por meio das práticas de educação ambiental.

O programa integra a Agenda ESG da Copasa, sigla que se refere às questões ambientais, sociais e de governança corporativa. Esse termo tornou-se uma forma de se referir ao que empresas e entidades estão fazendo para serem socialmente responsáveis, ambientalmente sustentáveis e administradas de forma correta.

O programa também está alinhado à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e em seus respectivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além dos dez princípios do Pacto Global. No caso, o Chuá Socioambiental está alinhado ao ODS 6 – Água e Saneamento, que tem entre suas metas assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento.

Programa Chuá Socioambiental reconhece escola de Águas Vermelhas como Amiga do Meio Ambiente

Projeto Mundo das Águas Cinema 4D leva