Projeto Mundo das Águas Cinema 4D leva lições de conscientização ambiental a estudantes de Janaúba

Com o objetivo de despertar a consciência ambiental e sustentável nas crianças e nos adolescentes, bem como na comunidade escolar, entre os dias 26 e 29 de setembro, os alunos de quatro escolas públicas de Janaúba participaram do projeto “Mundo das Águas Cinema 4D”. A iniciativa é patrocinada pela Copasa, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e foi desenvolvida pela NOD3, agência de produção.

Ao longo de quatro dias, cerca de 3.500 estudantes da Escola Municipal Madre Cândida e das Escolas Estaduais José do Gorutuba, Barão de Gorutuba e Prefeito Maurício de Azevedo assistiram às sessões do filme itinerante, que visa conscientizar os alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente, com foco nos impactos da poluição dos rios.

O enredo do “Mundo das Águas” conta a história do peixe Guga, que convida os estudantes a visitar a casa dele no fundo do rio, mas ao chegar ao local, o personagem percebe que o seu habitat foi invadido por garrafas plásticas, cerâmicas, pneus, entre outros tipos de lixo.
O curta-metragem, com aproximadamente 10 minutos de duração, envolve o espectador com a tecnologia audiovisual 4D, permitindo que a pessoa se transporte para o cenário no qual se passa a história e sinta a problemática abordada pelo filme.

“A abordagem do filme foi criativa e dinâmica, pela qual os nossos alunos tiveram a oportunidade de conhecer a tecnologia 4D. Além de promover um momento rico e marcante para a conscientização sobre a preservação do meio ambiente, em especial, dos nossos rios e oceanos”, salientou a diretora da Escola Municipal Madre Cândida, Rosângela Barbosa.

“O projeto é muito legal, pois promove a imersão dos participantes na temática do filme. Recomendo a todas as escolas que adotem essa iniciativa”, destacou o estudante do 9º ano do ensino fundamental, Luciano Nunes de Oliveira.