Copasa ministra curso sobre agricultura sintrópica em Entre Rios de Minas

A Copasa, por meio da atuação da equipe socioambiental da Unidade de Serviços de Controle Ambiental de Conselheiro Lafaiete (USCA/AMCL), ministrou, no mês de setembro, uma capacitação para os produtores rurais sobre a agricultura sintrópica, metodologia baseada nos ensinamentos de Ernst Götsch, que visa conciliar a produção de alimentos com a preservação da floresta, por meio de iniciativas que visam cuidar do meio ambiente e recuperar a micro vida do solo.

Ministrado pelo empregado Robson Ribeiro de Castro, na Fazenda Bela Vista, em Entre Rio de Minas, o encontro contou com a participação de produtores rurais e interessados no assunto das cidades de Ouro Preto, São João Del Rei, Sete Lagoas e Florestal. A localidade foi escolhida por ser de propriedade do casal Gerônimo Oliveira e Helena Marchisotti, ambos integrantes do Coletivo Local de Meio Ambiente (Colmeia).

Os participantes tiveram aulas práticas e teóricas

“O objetivo do curso foi ensinar, de maneira teórica e prática, como produzir alimentos de forma sustentável, respeitando a vida e o meio ambiente, mostrando que é possível uma agricultura sem o uso de agrotóxicos”, explicou Robson.

O curso contou ainda com apoio da equipe socioambiental da Unidade de Serviços de Desenvolvimento Sustentável em Conselheiro Lafaiete (USDS/EQCL).

O assistente social da Copasa, Júlio César Souza, reforçou a boa recepção ao curso. “Foi um dia de muito aprendizado, em um ambiente receptivo e acolhedor, regado a boa comida e música ao vivo para descontração”, destacou.

Copasa ministra curso sobre agricultura sintrópica em Entre Rios de Minas

Copasa debate Setembro Amarelo em unidades da