Copasa debate Setembro Amarelo em unidades da Grande BH

Em alusão à campanha Setembro Amarelo, as psicólogas da Unidade de Serviço de Saúde e Segurança do Trabalho (USSS) estiveram em várias unidades da Copasa, em Belo Horizonte e região metropolitana, para a realização dos Diálogos de Segurança, abordando o tema prevenção e conscientização sobre o suicídio.

Nos Diálogos, os temas da saúde mental e do autocuidado foram centrais, assim como o estigma, mitos e tabus relacionados ao suicídio. Além disso, foi aberto um espaço de discussão sobre o assunto com os empregados, que puderam dar suas contribuições, depoimentos e tirar dúvidas a respeito da temática.

E ainda mais importante que o debate, os eventos serviram também como canal de escuta e divulgação do apoio prestado pela equipe de promoção da saúde da Copasa aos empregados, diante de alguma demanda emocional.

A ação aconteceu nas Gerências Regionais Belo Horizonte Sul (GRBS), Belo Horizonte Oeste (GRBO), Belo Horizonte Norte (GRBN), Metropolitana Leste (GRML), e Metropolitana Oeste (GRBO), e nas Unidades de Serviço Macrooperação de Água (USMA) e Macrooperação de Esgoti (USME). Os Diálogos foram conduzidos pelas psicólogas Moema Silveira, Lorraine Falqueto e Alessandra de Paula.

“Considerando que as doenças relacionadas aos transtornos mentais são a segunda maior causa de afastamento na Copasa, é de suma importância abordar esse tema, tanto na busca de mitigar os impactos dos estigmas relacionados a esses transtornos, quanto para que possamos criar um ambiente no qual os empregados se sintam acolhidos e à vontade para buscar apoio, sem o receio de receber críticas ou julgamentos”, avalia a psicóloga Lorraine Ribeiro Falqueto.

 

 

Setembro Amarelo

A campanha Setembro Amarelo teve início no Brasil em 2015 com objetivo de conscientizar as pessoas e desconstruir o estigma em torno da doença mental e do comportamento suicida, que leva as pessoas a se sentirem envergonhadas e, consequentemente, não buscarem ajuda.

Além da Grande BH, ações de conscientização sobre o Setembro Amarelo aconteceram em todas as outras cinco Unidades de Negócio da Copasa em todo o estado de Minas Gerais.

Copasa debate Setembro Amarelo em unidades  da Grande BH

Gerência Regional de Contagem reforça a equipe

Copasa debate Setembro Amarelo em unidades  da Grande BH

Copasa ministra curso sobre agricultura sintrópica em