Ouvidoria da Copasa acolhe demandas da população em evento na Praça Sete

Com o objetivo de se aproximar cada vez mais da população, acolhendo as suas demandas, a Copasa participa, nesta terça-feira (18/06), da Ouvidoria Itinerante, na Praça 7, no centro de BH. A iniciativa é organizada pela Rede Mineira de Ouvidorias Públicas – Rede Ouvir e reúne cerca de 20 ouvidorias de órgãos públicos mineiros. O evento vai até às 17h, ao lado do Cine Teatro Brasil.

“Eventos como esse, em que a gente consegue dar mais visibilidade para as pessoas da existência da ouvidoria, e não só a Ouvidoria da Copasa, mas de todos os órgãos públicos aqui presentes, são de suma importância na formação da cidadania. O cidadão que se incomoda com a prestação de serviço vem fazer seus pleitos, que são analisados, tratados e respondidos e, ao mesmo tempo, nos ajuda na melhoria dos processos de atendimento ao cliente”, ressalta Cleyson Jacomini, diretor de Relacionamento com o Cliente e Regulação.

A superintendente de Compliance da Copasa, Alessandra Guimarães Rocha, chama a atenção para aproximação que o evento promove entre a Copasa e a população. “Nosso objetivo é que as pessoas possam ver a Companhia como uma empresa que presta serviço adequado, que está aqui para atender e resolver todos os problemas da população”, destaca.

“É de extrema importância a participação da Copasa em um evento dessa natureza, no qual podemos aproximar as ouvidorias dos cidadãos, para que eles conheçam o propósito do trabalho de uma ouvidoria, em qual momento essa instância de atendimento ao cliente pode ser acionada e, ao mesmo tempo, podemos resolver situações diretamente”, explica a gerente da Ouvidoria da Copasa, Suami Cruz Leão.

É importante destacar que a Ouvidoria da Copasa é um canal de relacionamento recursal, sendo assim o registro de manifestações poderá ocorrer quando o usuário já tiver acionado um dos canais usuais de relacionamento da Companhia e não tiver obtido resposta, se o serviço solicitado estiver em atraso ou, ainda, se ele não concordar com uma resposta recebida da Companhia.

Bom atendimento e facilidade de acesso

Buscando solucionar um débito com a Copasa, Delfino Alves da Silva, aposentado, foi um dos clientes atendidos na manhã desta terça-feira pela equipe da Ouvidoria da Copasa presente na Praça Sete. Ele elogiou a iniciativa: “o atendimento foi muito bom. Eu tive a oportunidade de conversar com alguém para tratar do meu problema e outras pessoas também vão ter essa mesma oportunidade. Agradeço por isso”.

Lenita Doris Valentim procurou a Ouvidoria da Copasa para resolver questões relativas a seu condomínio e destacou a facilidade de acesso ao evento, em pleno centro da cidade. “Esse evento na Praça Sete foi um acerto. Consegui chegar rapidamente aqui para sair com mais uma tentativa de resolução do meu problema”, afirmou.

A Rede Ouvir

A Rede Mineira de Ouvidorias Públicas – Rede Ouvir-MG – é um projeto que tem como um de seus objetivos consolidar a parceria e a articulação entre as instituições participantes, visando fomentar a expansão do instituto da ouvidoria pública e otimizar o atendimento ao cidadão, fortalecendo as ferramentas de transparência, eficácia das políticas públicas implementadas e controle social. “Quando essas ouvidorias se unem, elas permitem criar uma rede forte de divulgação do nosso trabalho”, destaca Suami Cruz Leão.

Além da Copasa, outras ouvidorias que fazem parte da Rede Ouvir estão presentes no evento como: Assembleia Legislativa, Ouvidoria-Geral do Estado de Minas (OGE/MG), Tribunal Regional do Trabalho (TRT), municípios de Contagem, Betim e Itabirito, Guarda Municipal de Belo Horizonte, Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Cemig, Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae), Ordem dos Advogados do Brasil/MG, Instituto de Defesa da Cidadania e da Transparência, dentre outros.

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