Laboratório de hidrometria da Copasa recebe Auditoria do Inmetro

O órgão federal recomendou o laboratório da Companhia para manter acreditação

A qualidade dos critérios de calibração de medidores de água da Copasa foi novamente atestada pelo Inmetro. Após passar pelo processo de auditoria externa, no período de 16 a 18/08, os avaliadores Erika Ferraz e Adriano Fernandez, especialistas da Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE), recomendaram a manutenção da acreditação ISO 17025 do Laboratório de Hidrometria da Companhia, localizado na Unidade do Cercadinho, no Bairro Belvedere, em Belo Horizonte.

Esta é uma das mais rigorosas avaliações técnicas e de gestão da Metrologia Legal brasileira, a ISO 17025 – norma que visa padronizar os testes realizados em laboratórios, mais exclusivamente os laboratórios que realizam ensaios e calibrações. Ou seja, essa norma irá especificar quais são os requisitos gerais para aquela competência, imparcialidade e a operação consistente dos laboratórios.

O processo da ISO 17025 traz pra a Copasa uma relevância nos processos de calibração e aferição de hidrômetro, afirma Valter De Souza Lucas Junior, gestor da Unidade de Serviço de Hidrometria e Perdas (USHP). “Quando um laboratório de hidrometria é acreditado, significa competência técnica nos processos de calibração, relevância e de referência nacional. Tendo em vista que o Brasil só tem dois laboratórios de empresas de saneamento que são acreditados e um deles é o da Copasa”, explicou o gerente.

Desta forma, do ponto de vista da metrologia legal, a Copasa se torna e passa a ser reconhecida pela qualidade de toda a gestão que é realizada nesse processo de calibração e verificação de hidrômetros. “É uma acreditação arrojada! Os processos de auditoria são rigorosos, onde avaliam os equipamentos, rastreabilidade de toda a cadeia, a gestão dos equipamentos utilizados na calibração e também a parte de pessoal”, concluiu Valter.

No laboratório de Hidrometria da Copasa

Por mês, são realizadas aproximadamente 2500 aferições de hidrômetros e a produção (recuperação e calibração) de cinco mil medidores montados.  Anualmente, os 20 empregados que trabalham no laboratório, movimentam cerca de 900 mil hidrômetros, que passam pelo controle de qualidade para distribuição e aplicação nas unidades operacionais da Companhia.

Laboratório de hidrometria da Copasa recebe Auditoria do Inmetro

Copasa investe mais de R$ 16 milhões

Laboratório de hidrometria da Copasa recebe Auditoria do Inmetro

Copasa debate aspectos da universalização do saneamento