Equipe ambiental promove atividades em cidades do Oeste do Estado

Visando à construção de um futuro mais verde e sustentável, a equipe ambiental da Copasa, no âmbito da Unidade de Negócio Oeste (UNOE), continua mobilizada na realização de diferentes ações em variados pontos do Alto Paranaíba e Noroeste de Minas Gerais.

Nos dias 4 e 6 de outubro, os copasianos se reuniram com o prefeito de Lagamar, Auro José Pereira; com o secretário municipal de obras, Vivaldo Donizete; e com a secretária municipal de Meio Ambiente, Luciana Dias, com intuito de garantir o apoio do poder concedente na realização de ações do Programa de Proteção e Recuperação de Microbacias Hidrográficas da Copasa (Pró-Mananciais), que serão realizadas na região no próximo ano.

Durante o encontro foram esclarecidas as dúvidas da administração municipal sobre como as iniciativas do Pró-Mananciais contribuem para a recarga dos aquíferos, além de ressaltar a importância de iniciar os trabalhos do Chuá, programa de educação sanitária e ambiental da Companhia, em uma escola do município, com o propósito de formar cidadãos ambientalmente responsáveis.

Já no dia 5 de outubro, a equipe ambiental percorreu a microbacia do córrego Josefina, afluente do ribeirão Santa Izabel, que abastece Paracatu, a fim de inspecionar a região para definir as ações do Pró-Mananciais, que serão mais assertivas para preservar a fauna e flora locais. Na oportunidade, alguns produtores rurais da área também assinaram termos autorizando a execução de atividades de proteção ambiental nas áreas verdes que estão dentro de suas propriedades.

No final de setembro, dia 29, o Coletivo Local de Meio Ambiente de Patos de Minas (Colmeia Patos), juntamente com representantes da Copasa, que também integra o grupo, visitaram o canteiro de obras do Centro de Educação Ambiental (Ceam) da cidade. A finalidade da visita foi vistoriar o andamento da obra, avaliada em R$ 3,2 milhões, que está prevista para ser concluída em 2024.

Equipe ambiental em reunião com a prefeitura de Lagamar. Crédito: divulgação Copasa.
Proprietários autorizaram execução de atividades em suas terras, em Paracatu. Crédito: divulgação Copasa.
Visita do Colmeia Patos às obras do CEAM Mocambo. Crédito: divulgação Copasa.
Equipe ambiental promove atividades em cidades do Oeste do Estado

Informação e lazer marcaram a segunda edição

Equipe ambiental promove atividades em cidades do Oeste do Estado

Com foco em futuro sustentável, Copasa, prefeitura