Curso de Brigada Orgânica capacita profissionais da GRLV para atuar em situações de emergência

A Copasa vem realizando ações focadas na promoção da saúde e prevenção contra acidentes de trabalho em suas unidades em todo Estado. E, recentemente, foi a vez dos empregados da Gerência Regional Lavras (GRLV) serem capacitados para atuar em situações de emergências, tais como, combate a incêndio e primeiros socorros.

O treinamento para formação da Primeira Brigada Orgânica da GRLV aconteceu no dia 15 de agosto e foi ministrado, com o apoio da Unidade de Serviço de Saúde e Segurança do Trabalho da Copasa (USSS), no prédio onde a gerência está sediada, na cidade de Lavras, e reuniu 12 empregados de diversas áreas da regional.

Durante as aulas, os copasianos participaram de atividades teóricas e práticas, com conteúdos previstos em legislação específica, onde aprenderam sobre: prevenção e combate a incêndios; classes de incêndios; tipos de extintores e primeiros socorros. Os participantes também passaram por avaliações formais e receberam um certificado atestando a formação. Seguindo os protocolos, a cada dois anos os brigadistas deverão passar por um novo curso de reciclagem.

Para Eric Guimarães Lamounier, assistente socioambiental da Copasa e agora um dos brigadistas da GRLV, o treinamento foi de grande importância. “Nosso desejo é que nada de ruim aconteça em nosso ambiente de trabalho, mas ter uma equipe treinada e capaz de auxiliar em caso de alguma ocorrência, traz maior segurança para o nosso dia a dia, especialmente por que estamos aptos não só a combater, mas, acima de tudo, a prevenir que algo aconteça”, destacou.

Cabe ressaltar que todas essas atividades são realizadas em consonância com o Programa Acidente Zero da Copasa, que tem como objetivo conscientizar os empregados e implementar narrativas que valorizam a vida. Além disso, o Programa atua na consolidação de uma cultura pautada pelo comportamento seguro, pela disciplina operacional e pela fiscalização das condições de segurança.

Curso de Brigada Orgânica capacita profissionais da GRLV para atuar em situações de emergência

Copasa investirá quase R$ 48 milhões para