Copasa utiliza nova tecnologia para a remoção de raízes localizadas no interior das redes de esgoto

Em função do elevado registro de ocorrências envolvendo as redes de esgoto, a Unidade de Serviço de Macro Operação de Esgoto (USME), da Unidade de Negócio Metropolitana (UNMT), iniciou a inspeção, por meio de vídeo, das tubulações em trechos críticos de Belo Horizonte, como o interceptor Cachoeirinha, localizado na região Noroeste da capital. A iniciativa visa evitar o refluxo e o extravasamento de esgoto, principalmente no período chuvoso, provocados pelo crescimento de raízes da vegetação.

Não por acaso, a ação já identificou pontos com bloqueios parciais no fluxo na tubulação. Para solucionar o problema, a equipe da USME, em parceria com a Abaiti Engenharia, empresa contratada para executar o serviço, utilizou um caminhão com um equipamento chamado hidrojateador, cuja mangueira foi acoplada a uma junta rotativa com correntes, a qual realiza o corte das raízes quando acionada.

Equipamento utilizado para o o corte das raízes no interior da tubulação

A nova tecnologia já obteve resultados satisfatórios, como a eliminação completa das raízes e a desobstrução das redes de esgoto, na avenida Bernardo de Vasconcelos, minimizando os riscos de entupimento, além de reduzir o tempo de manutenção e os transtornos gerados, liberando mais rapidamente a circulação de usuários na avenida. No local, era recorrente o registro do crescimento de raízes ao longo de toda a extensão da rede coletora de esgoto.

Tubulação após a realização dos serviços.

Anderson Teixeira, engenheiro da Copasa, destacou que os trechos críticos, nos quais há reincidência de penetração de raízes, serão acompanhados através de inspeções sistemáticas, com o intuito de avaliar a necessidade de intervenções periódicas. “Esse contrato piloto de performance possibilitará estudos mais aprofundados para que novas intervenções, dessa natureza, possam ser realizadas com mais eficácia”, concluiu.

Copasa utiliza nova tecnologia para a remoção de raízes localizadas no interior das redes de esgoto

Copasa inicia operação de nova fonte de

Copasa utiliza nova tecnologia para a remoção de raízes localizadas no interior das redes de esgoto

“Boa Mesa, Boa Prosa” na UNCE