Copasa revitaliza reservatório histórico de Curvelo

Unidade na região Central da cidade recebeu iluminação temática que mudará todos os meses

 

O Reservatório Elevado, instalado na região central de Curvelo, foi construído em 1950 e é um patrimônio histórico da cidade. A Copasa, em 2024, revitalizou esta unidade com nova pintura, além instalação de um moderno sistema de iluminação que trará, mensalmente, uma nova cor referente aos temas de conscientização para a saúde da população. A unidade atende vários bairros da região Central da cidade e tem capacidade para armazenar 350 mil litros de água.

 

“O reservatório de concreto fica no coração de Curvelo, operando há 74 anos e sua revitalização e iluminação são um símbolo para mostrar como a Copasa está focada em promover a saúde das pessoas e articulada para divulgar campanhas para sensibilização quanto às ações preventivas. Naturalmente, demonstrando que estamos sempre em transformação, em movimento, melhorando nossas unidades e, principalmente, cuidando da água e da vida dos curvelanos”, destacou Daniel Aguiar, gerente regional da Copasa.

 

A primeira cor disponibilizada, durante o mês de junho, é a vermelha, promovendo a conscientização e incentivando as pessoas a doarem sangue neste período onde, devido às baixas temperaturas, o índice de doadores reduz devido às infecções por doenças respiratórias. Segundo o Ministério da Saúde, apenas 1,4% da população brasileira doa sangue regularmente.

 

Meses coloridos: conheça as campanhas de conscientização na área da saúde

 

Janeiro branco: promoção da saúde mental, busca conscientizar sobre o cuidado com a saúde mental e a importância de buscar apoio psicoterapêutico.

 

Fevereiro roxo: informar as pessoas sobre a fibromialgia, endometriose e alzheimer, que são doenças de origem neurológica.

 

Março azul-marinho: prevenção ao câncer colorretal, terceiro câncer mais comum no Brasil, cujo diagnóstico precoce é essencial para iniciar o tratamento e aumentar as chances de cura.

 

Abril verde: conscientizando sobre a importância da segurança e da saúde no ambiente de trabalho.

 

Abril azul: voltada à conscientização do autismo, promovendo debates sobre a condição e sobre formas de inclusão de pessoas autistas na sociedade.

 

Maio amarelo: a conscientização é sobre a conduta no trânsito, com objetivo de evitar acidentes e promover uma melhor relação entre motorista, motociclista, ciclista e pedestre.

 

Junho vermelho: doar sangue é uma necessidade! Por isso, em junho, é feita uma campanha para reforçar a importância de doar.

 

Julho amarelo: hepatites são doenças que precisam de atenção. Por isso, o julho amarelo é importante. Inflamações no fígado, responsáveis pela doença, são causadas por vírus e  bactérias e uso abusivo de substâncias como drogas e medicamentos.

 

Agosto dourado: amamentar é um direito de toda mãe. No agosto dourado, há destaque para a necessidade e a importância de realizar a amamentação pelo menos até o 6º mês de vida da criança e, se possível, até os dois anos ou mais.

Setembro amarelo: é o mês da prevenção ao suicídio. Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade.

 

Outubro rosa: mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama,  o câncer que mais acomete as mulheres no mundo.

 

Novembro azul: voltado para a saúde masculina, este mês é dedicado ao combate e à conscientização do câncer de próstata, câncer mais comum entre os homens.

 

Dezembro laranja: quando o verão chega, ficamos tão animados que esquecemos que esta é a época na qual mais se registra casos de câncer de pele, o câncer mais comum entre os brasileiros.

Copasa revitaliza reservatório histórico de Curvelo

Copasa garante tratamento de esgoto a mais