Copasa promove atividades socioambientais com estudantes de São Gotardo

Além de estarem mais conscientes quando o assunto é cuidar da natureza, os cerca de 30 estudantes da 5ª série da Escola Municipal Professor José Antônio dos Santos, de São Gotardo, também contam com uma instituição de ensino mais colorida. Isso se deve à equipe ambiental da Copasa que promoveu ao longo desta semana atividades na escola, as quais foram encerradas nesta sexta-feira (28) com uma pintura nas dependências do prédio.

Mobilizações foram realizadas entre os dias 24 e 28 de junho

O “Mural das Águas”, como é intitulada a arte estampada no muro da instituição, é fruto da criatividade das crianças e adolescentes que nos últimos dias têm assistido palestras promovidas por representantes da Copasa sobre consumo consciente de água, cuidados com o meio ambiente, saneamento e saúde e relação entre a preservação da flora, fauna e a perenidade dos recursos hídricos. A atração está dentro do Programa Chuá da empresa, que incentiva a educação sanitária e ambiental.

“Nós estimulamos os alunos a refletirem acerca do conteúdo passado em sala de aula e a estamparem nessa pintura a moral da história daquilo que absorveram ao longo desses dias. Como resultado imediato, tivemos esse belíssimo trabalho. Em longo prazo, temos a certeza de que todos agora estão mais conscientes em relação à preservação do meio ambiente”, disse Fauster Bernardes, assistente socioambiental da Copasa no município.

Para a diretora da escola, Cândida Ávila, o evento mostra que, mais importante que ter conhecimento a respeito da causa, é defendê-la. “A educação ambiental vai além de ensinar. É necessário um trabalho de conscientização e prática. O Chuá, por meio das oficinas, incentiva e conscientiza as crianças e adolescentes a cuidarem da natureza, focando no uso correto de água. E trabalhar a preservação e recuperação de mananciais é uma preocupação não só de hoje, mas para toda uma geração futura, que começa a ser responsável, consciente e solidária aqui na nossa escola”, destacou.

Cerca de 30 estudantes da 5ª série da Escola Municipal Professor José Antônio dos Santos participaram da atividade

Para a coordenadora do tempo integral Rita de Cássia de Paula, esse tipo de atividade lúdica contribui para o desenvolvimento de outras habilidades. “Além desses projetos conscientizarem os alunos sobre a preservação do meio ambiente, também incentivam a socialização, interatividade e a descontração entre eles”, disse.

Pedagogos da Copasa que atuam diretamente com o Chuá na Unidade de Serviço de Controle Ambiental e na Unidade de Serviço de Desenvolvimento Sustentável também participaram ativamente dos trabalhos.

O evento ainda contou com apoio das secretarias municipais de Educaçåo e de Desenvolvimento Econômico Sustentável.

Programa Chuá

O Programa Chuá Socioambiental, desenvolvido há mais 30 anos na Copasa, consiste em sensibilizar e conscientizar as comunidades onde está inserida e, mais especificamente, a comunidade escolar sobre a relação entre a saúde e o saneamento, a partir da realização de palestras e visitas às estações de tratamento de água e esgoto nas diversas localidades onde a empresa presta serviços.

Responsabilidade socioambiental

A atuação socioambiental da Copasa integra a Agenda ESG da companhia, sigla que se refere às questões ambientais, sociais e de governança corporativa. O objetivo da Agenda ESG é reafirmar o propósito de “cuidar da água e gerar valor para as pessoas”.

A gestão ESG é um mecanismo de inteligência competitiva, pois colabora na aceleração dos processos de gestão e de operação. Consolida o posicionamento e as ações cruciais para atender às expectativas das partes interessadas e garantir a perenidade da companhia, frente aos desafios ambientais e sociais dos próximos anos.

A atuação também é pautada na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e nos seus respectivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além dos dez princípios do Pacto Global.

A atuação socioambiental da Copasa integra a Agenda ESG da companhia
O Programa Chuá é desenvolvido há mais 30 anos na Copasa
A atuação também é pautada na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU)
Inicialmente os alunos fizeram um rascunho do desenho
Após definidos os detalhes, a pintura foi passada para o muro da escola
A atuação socioambiental da Copasa também é pautada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Atividades vão ao encontro do propósito da empresa de cuidar da água e gerar valor para as pessoas
Estudantes se divertiram durante a realização da pintura
Durante todo o tempo, estudantes foram acompanhados por representantes da Copasa
Cores vibrantes tornaram a escola ainda mais alegre
Pintura estampa a importância da água para a vida

 

Pintura concluída
Copasa promove atividades socioambientais com estudantes de São Gotardo

Copasa anuncia investimento de mais de R$

Copasa promove atividades socioambientais com estudantes de São Gotardo

Empresas poderão tirar dúvidas sobre desafios do