Copasa incentiva práticas sustentáveis entre estudantes de Tiros

Feira do Desapego é mais uma da ações do Programa Chuá, que tem como objetivo levar educação ambiental ao público infanto-juvenil

Promover trocas e incentivar novos usos para objetos que estavam parados. Esse é o objetivo da Feira do Desapego, realizada pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) nesta terça-feira (11/06), na Escola Municipal João Francisco Capetinga, em Tiros, com a finalidade de ensinar ao público infanto-juvenil a importância da sustentabilidade.

Para realizar a atividade, crianças e adolescentes de todas as instituições de ensino do município levaram de suas casas objetos que não usavam mais, como roupas, sapatos e acessórios. Eles expuseram as peças e montaram uma espécie de vitrine, onde os participantes podiam pegar aquilo que lhes teria utilidade daquele momento em diante.

A oficina é parte do cronograma do Programa Chuá, da Copasa, que visa à educação sanitária e ambiental e que tem sido trabalhado na instituição desde o início deste ano. “Essa gincana incentiva os estudantes a refletirem sobre como o consumismo contribui para a degradação ambiental e como ressignificar as coisas ajuda a construir um futuro mais verde e sustentável, que preze também pela conservação dos recursos naturais”, disse o integrante da equipe ambiental da Copasa Fauster Bernardes.

Evento contou com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Também participou do evento o encarregado do sistema da Copasa no município, Sérgio Arduíni. Para ele, a oficina é uma maneira de cuidar do futuro. “É clara a necessidade do envolvimento do público infanto-juvenil nas causas ambientais, pois este tem o poder da transformação. Compreender que os processos de produção, desde o cultivo da matéria-prima até a aquisição de uma peça de roupa, por exemplo, envolvem um volume significativo de água, desperta a sensibilidade de preservação dos recursos naturais e estimula ações em relação à redução, reutilização e reciclagem dos materiais”, ressaltou.

Cenir Lima, diretora da Escola Municipal João Francisco Capetinga, classificou a realização da atividade como “importantíssima”. Ainda segundo ela, representa um ganho para o coletivo. “Ao promover a consciência, o conhecimento e a ação, a educação ambiental contribui para a construção de uma sociedade mais sustentável e para a preservação do nosso planeta para as futuras gerações”.

A gestora contou ainda que, para a atividade, foi desenvolvida até mesmo uma “moeda especial”. “Criamos um dinheirinho oficial para a feira em homenagem ao centenário de nossa cidade. O fato de termos uma moeda de troca gerou muita empolgação à criançada”, contou.

As peças excedentes serão destinadas às instituições filantrópicas de Tiros, de apoio aos idosos, moradores em vulnerabilidade social e proteção animal, para que possam utilizá-las para a arrecadação de fundos.

Uma grande quantidade de peças foi arrecadada

No dia 28 de maio a gincana também foi realizada na Escola Municipal Sebastião Dias. Em Tiros, o programa também conta com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Responsabilidade socioambiental

O Programa Chuá, desenvolvido há mais 30 anos na Copasa, consiste em sensibilizar e conscientizar as comunidades onde está inserida e, mais especificamente, a comunidade escolar sobre a relação entre a saúde e o saneamento, a partir da realização de palestras e visitas às estações de tratamento de água e esgoto nas diversas localidades onde a empresa presta serviços.

A atuação social da Copasa integra a Agenda ESG da companhia, sigla que se refere às questões ambientais, sociais e de governança corporativa. O objetivo da Agenda ESG é reafirmar o propósito de “cuidar da água e gerar valor para as pessoas”.

A atuação também é pautada na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e nos seus respectivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além dos dez princípios do Pacto Global.

Crédito das imagens: divulgação Copasa e Escola Municipal João Francisco Capetinga.

Uma moeda especial foi adotada para o evento

 

Crianças e adolescentes participaram ativamente
Copasa incentiva práticas sustentáveis entre estudantes de Tiros

Agência Móvel da Copasa facilita adesão à

Copasa incentiva práticas sustentáveis entre estudantes de Tiros

Reviva Pampulha: Copasa mostra a visitantes do