Copasa fornece óleo diesel para execução de atividades ambientais em Glaucilândia

Copasa fornece óleo diesel para execução de ações ambientais em Glaucilândia

Em continuidade às atividades de proteção dos mananciais utilizados para abastecimento público, promovidas pelo programa Pró-Mananciais, a Copasa realizou solenidade para entrega do óleo diesel ao município de Glaucilândia, no âmbito da Gerência Regional Montes Claros (GRMC), por meio de convênio firmado entre a companhia e o município. O acordo visa custear o consumo de óleo diesel das máquinas e equipamentos da Prefeitura que serão utilizados nos serviços de manutenção e melhoria das estradas rurais contempladas pelo programa.

Estiveram presentes à cerimônia realizada no dia 25 de agosto, na Câmara Municipal de Glaucilândia, o prefeito Herivelto Alves Luis; os integrantes da equipe socioambiental da Copasa, Flávio Rodrigues e Josué Miranda; o encarregado do sistema local, Arialyson Saraiva; o secretário municipal de meio ambiente e coordenador do Coletivo Local de Meio Ambiente (Colmeia), Cleidson Carpeggiani Araújo e o representante da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), Antônio Dumont.

No valor de R$ 68 mil, o acordo é válido para a execução, no período de um ano, do plano de trabalho elaborado pela equipe socioambiental da companhia junto ao Colmeia. Nesse período, serão desenvolvidas atividades de conservação das estradas rurais, com a construção de bigodes (estruturas utilizadas para facilitar o escoamento e a infiltração da água no solo) e bacias de contenção de águas de chuva na comunidade de Rio das Pedras.

Sobre o Pró – Mananciais

Criado em 2017, o Pró-Mananciais visa proteger e recuperar as microbacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos utilizados na captação de água para tratamento e distribuição ao público e está presente em 291 municípios mineiros.

O programa atua na mobilização da comunidade e de instituições parceiras, com o objetivo de construir coletivamente o sentimento de pertencimento da população à microbacia da região onde está inserida.

ODS e Agenda ESG

A atuação socioambiental da Copasa é pautada na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e em seus respectivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além dos dez princípios do Pacto Global.

O Pró-Mananciais integra o ODS 15 que consiste em proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra, evitando a perda da biodiversidade.

O programa integra ainda a Agenda ESG da Copasa, sigla que se refere às questões ambientais, sociais e de governança corporativa. Esse termo tornou-se uma forma de se referir ao que empresas e entidades estão fazendo para serem socialmente responsáveis, ambientalmente sustentáveis e administradas de forma correta.

 

Copasa fornece óleo diesel para execução de atividades ambientais em Glaucilândia

Copasa executa obras de ampliação do sistema

Copasa fornece óleo diesel para execução de atividades ambientais em Glaucilândia

Melhoria na qualidade dos serviços é tema