Copasa é considerada empresa modelo de inclusão em Araxá

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) participou, nesta quinta-feira (23/11), do “Café com Inclusão”, em Araxá, evento que reuniu representantes de instituições públicas e privadas do município para o compartilhamento de práticas assertivas no âmbito corporativo.

Evento promoveu a igualdade e equidade de gêneros.

A ação foi uma realização do Comitê Di+ de Diversidade e Inclusão de Araxá, grupo formado por diversos membros da sociedade – sem viés político – com a finalidade de quebrar paradigmas e preconceitos, incentivar a integração social e estimular a reflexão acerca do respeito ao próximo acima de qualquer credo, raça, orientação sexual, idade ou opinião política, com o propósito de construir um futuro melhor e mais justo para toda a sociedade.

Nessa edição, a Copasa foi o foco do evento. Com o tema “Mulheres na Indústria do Saneamento”, os representantes da Companhia explanaram sobre o programa de Mentoria Feminina, lançado em 2021 e que já está em sua terceira edição. O objetivo é encorajar e preparar mulheres para que possam construir suas trajetórias profissionais e evoluir em suas carreiras, contribuindo para a equidade de gênero em posições estratégicas da Copasa.

No programa, uma empregada com mais experiência e vivência (mentora) orienta outra empregada (mentorada) para ajudá-la no desenvolvimento e aperfeiçoamento de suas habilidades profissionais e de liderança. Durante todo o processo, as duplas desenvolvem um plano de carreira para as mentoradas, que também participam de seminários, workshops e outras atividades teóricas e práticas a fim de agregar cada vez mais conhecimento e experiência aos seus currículos.

Segundo Cristiane Carneiro, superintendente da Unidade de Negócio Oeste (UNOE) da Copasa e também mentora, a Mentoria Feminina cria uma rede de apoio para que as mulheres possam se apoiar umas nas outras. “Em pleno século XXI, as diferenças de gênero ainda existem. Nós, mulheres, temos que nos provar a cada dia. E o programa de Mentoria Feminina veio para quebrar paradigmas e mostrar que as profissionais podem, devem e têm a capacidade de exercer a posição que cada uma quiser, independentemente se for cargo de liderança, cargos administrativos, operacionais ou técnicos”, destacou.

Evento Café com Inclusão reuniu diferentes instituições públicas e privadas do município

Wellington Martins, um dos idealizadores e membro do Comitê Di+ de Diversidade e Inclusão de Araxá, foi quem incentivou a participação da Companhia no evento. “Empresas maiores estão na vanguarda pois têm recursos, departamentos estruturados e várias pessoas pensando sobre inclusão e diversidade. Mas nem sempre é a realidade das empresas de médio e pequeno porte. Então, compartilhar práticas assertivas é uma divisão que multiplica ações e resultados porque, assim, cada vez mais pessoas irão trabalhar essa pauta”, concluiu.

O encontro também foi um momento oportuno para o esclarecimento de dúvidas, debates acerca da Agenda ESG e sua aplicação nas empresas dos mais diversos segmentos, importância da segurança no trabalho, cuidados com a saúde mental, benchmarkings,

exposição de cases de sucesso e trocas de experiências entre os presentes.

Desenvolvimento sustentável

A participação da Copasa no “Café com Inclusão” está alinhada à Agenda ESG da companhia, sigla que se refere às questões ambientais, sociais e de governança corporativa. O objetivo é reafirmar o propósito da empresa em “cuidar da água e gerar valor para as pessoas”.

A gestão ESG é um mecanismo de inteligência competitiva, pois colabora na aceleração dos processos de gestão e de operação. Consolida o posicionamento e as ações cruciais para atender às expectativas das partes interessadas e garantir a perenidade da Companhia, frente aos desafios ambientais e sociais dos próximos anos.

A atuação também é pautada na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e nos seus respectivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além dos dez princípios do Pacto Global.

A participação da Copasa no “Café com Inclusão” está alinhada à Agenda ESG da companhia.

 

Copasa teve como tema “Mulheres na Indústria do Saneamento”
Copasa é considerada empresa modelo de inclusão em Araxá

Bairro de Santos Dumont recebe investimentos da

Copasa é considerada empresa modelo de inclusão em Araxá

Copasa apresenta resultados do Chuá Socioambiental em