Colaboradores participam de treinamento “Caminhada do Líder”

Gerentes, supervisores, encarregados, engenheiros e técnicos da Unidade de Negócio Norte (UNNT) da Copasa participaram, entre os dias 14 e 16 de agosto, em Montes Claros, do treinamento “Caminhada do Líder”. Realizada pela Unidade de Serviço de Saúde e Segurança do Trabalho (USSS), a capacitação foi ministrada pela DSS+, consultoria responsável pela evolução da cultura de segurança na companhia para três turmas de colaboradores.

O treinamento possui um método estruturado que consiste na observação comportamental dos empregados no decorrer das tarefas laborais, visando estabelecer as diretrizes e os requisitos para a implementação, a execução, o registro e o tratamento das informações na área de saúde e segurança do trabalho.

A programação durou oito horas, com abordagem teórica e prática. Na teoria, foi ensinada a aplicação da abordagem comportamental em quatro ou seis passos. Já na segunda fase, os participantes praticaram todo o conteúdo apresentado.

De acordo com a engenheira de saúde e segurança da UNNT, Camila Cortês da Silva, o aperfeiçoamento visa tornar as lideranças cada vez mais presentes nas atividades operacionais e atentas à segurança do trabalho de suas equipes.

“A Caminhada do Líder é um processo de observação estruturado de tarefas e atividades, por meio da interação com os funcionários, de forma orientativa, no qual a liderança observa as práticas seguras e os pontos de insegurança, com foco no comportamento das pessoas. A ferramenta permite demonstrar aos funcionários e liderados seu compromisso da liderança com a segurança de todos”, concluiu.

A capacitação está em consonância com o Programa Acidente Zero, e essa prática, em parceria com a DSS+, visa atingir os quatro pilares: compromisso dos gestores, comunicação, envolvimento dos empregados e mudança cultural.

Programa Acidente Zero

Lançado pela Copasa em 2020, o Programa Acidente Zero visa contribuir para a redução do número de acidentes de trabalho e suas principais consequências para os empregados e a empresa.

As ações do programa são realizadas por meio da participação das lideranças, dos empregados, do compartilhamento de informações e experiências, além de práticas que estimulem a incorporação de comportamentos seguros na rotina de trabalho.

 

Colaboradores participam de treinamento “Caminhada do Líder”

Copasa investe mais de R$ 16 milhões