Benchmarking entre Sabesp e Copasa é promovido em Araxá

Com a finalidade de compartilhar práticas positivas e assim melhorar cada vez mais a prestação de serviços para a população, a Gerência Regional Araxá (GRAX) recebeu, na quarta-feira (13/03), representantes da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

A visita técnica foi proposta pela empresa de saneamento paulista, e teve como objetivo conhecer uma nova ferramenta de inteligência artificial implantada em Araxá há três meses, com o propósito de monitorar a pressão da água nas redes de distribuição e, por meio da variação da pressurização, detectar perdas.

O técnico de projetos e obras Glauco Oliveira explicou o funcionamento dos aparelhos. “Os equipamentos, apelidados de Pascal, são instalados nos cavaletes dos imóveis, ao lado dos hidrômetros da Copasa, sem interferir no faturamento ou disponibilidade de água dos clientes. Eles monitoram a pressão 24 horas por dia e conseguem fornecer a localização dos vazamentos para as equipes técnicas, que assim podem saná-los com mais agilidade”, informou.

A tecnologia, denominada ADA, é da empresa Stattus4. Foram instalados 30 sensores em pontos estratégicos da cidade, cobrindo uma extensão de aproximadamente 30 km do sistema de abastecimento.

Representando a Sabesp, participaram da visita o gerente da divisão de operação de Franca, Fernando Colombo; a engenheira civil Maria de Fátima Brito Ferreira e o técnico em sistemas de saneamento Bruno Justino Morelli.

Pela Copasa, além de Glauco, participaram o gestor da GRAX, Leandro Cruz; os técnicos de projetos e obras Leonardo Sobral e Frederico Otton; o engenheiro eletromecânico Sidnei Milanez; o supervisor Odair Resende; os assistentes técnicos Lucas Manuel e Vanderlei Silva; os estagiários de engenharia Pablo e Fabiano, e os integrantes da equipe operacional Ernane Marcelino e Gilmar Ferreira.

Os benchmarkings são práticas constantes no âmbito da Unidade de Negócio Oeste (UNOE). A previsão é que, em abril deste ano, representantes da Copasa visitem a Companhia Saneamento de Goiás (Saneago) para conhecer novos processos que possam melhorar os serviços da empresa.

Benchmarking entre Sabesp e Copasa é promovido em Araxá

Copasa economiza 30 milhões de reais em

Benchmarking entre Sabesp e Copasa é promovido em Araxá

Agência Móvel da Copasa realiza atendimentos em