Água e esgoto tratados chegam a mais de 450 moradores de bairro em Timóteo

A Copasa investiu mais de R$ 455 mil na implantação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário no bairro Jardim Vitória, em Timóteo, no Vale do Aço. As obras, que tiveram início em maio deste ano, foram concluídas recentemente e vão beneficiar mais de 450 moradores.

No sistema de abastecimento, a companhia implementou mais de 1.830 metros de redes de água. Já em relação ao esgotamento sanitário, foram instalados mais de 1.940 metros de redes coletoras, implantados 147 poços luminares (estruturas destinadas a inspeção e desobstrução do ramal predial de esgoto) e 63 poços de visitas (câmaras que permitem visitas de técnicos para inspeção e manutenção das redes de esgoto). Os trabalhos resultaram em 153 ligações prediais de água e esgoto. Após a conclusão da obra, o esgoto do bairro Jardim Vitória também passou a ser coletado e tratado.

Na imagem uma das valas abertas para passagem da rede coletora de esgoto.

Segundo o superintendente da Copasa na região, Albino Campos, a conclusão dessas obras vai transformar a vida dos moradores do bairro. “A entrega do abastecimento e do esgotamento sanitário é um marco histórico para o bairro Jardim Vitória. Sabemos que essas eram demandas antigas da população dessa localidade e que, a partir de agora, terá mais saúde, qualidade de vida e, consequentemente, mais dignidade. É a Copasa reforçando seu compromisso com esta cidade e fazendo a diferença na vida dos mineiros”, enfatizou Albino.

Benefícios do tratamento de esgoto

O tratamento de esgoto traz benefícios diretos à população, como a erradicação de doenças de veiculação hídrica, o controle da proliferação de vetores, a melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e mudanças positivas nos aspectos urbanísticos, com a consequente valorização imobiliária e o crescimento socioeconômico da cidade e da região.

Além disso, proporciona benefícios sociais, econômicos e voltados à melhoria das condições de saúde e qualidade de vida. Entre outras vantagens, possibilita que a cidade receba o ICMS Ecológico, um meio de incentivo aos municípios para a criação de mais áreas de preservação ambiental, além de melhorar a qualidade dos espaços já existentes.

A intervenção possibilita ainda o aumento da arrecadação do município, que recolherá os Impostos Sobre os Serviços (ISS) prestados pela empresa contratada pela Companhia para execução da obra.

Água e esgoto tratados chegam a mais de 450 moradores de bairro em Timóteo

Copasa apresenta resultados do Chuá Socioambiental em

Água e esgoto tratados chegam a mais de 450 moradores de bairro em Timóteo

Copasa investe R$ 14 milhões no combate