Agência Móvel retorna a Patos de Minas para alcançar beneficiários da Tarifa Social

A Copasa segue mobilizando esforços para alcançar os clientes que têm direito à Tarifa Social, benefício que concede até 50% de desconto nas contas de água e esgoto, e por essa razão, sua Agência Móvel retorna para Patos de Minas na próxima segunda-feira (24/06), e permanecerá na cidade até 28 de junho.

Para ampliar a divulgação aos beneficiários, a unidade de atendimento itinerante estacionará em diferentes pontos da cidade. De segunda a quinta, o horário de funcionamento será das 9h às 12h e das 13h30 às 17h. Já na sexta-feira (28), a unidade funcionará das 9h às 12h.

“Em Patos de Minas, 4.612 famílias têm a Tarifa Social da Copasa. Dos clientes contemplados, 1.309 ainda não atualizaram o cadastro. Por isso, é muito importante estarmos presentes em pontos distintos da Capital do Milho, para disseminar cada vez mais essas informações”, explicou Saulo Bernardes, gerente regional da Copasa.

Confira abaixo a programação:

Segunda-feira (24/06):
Avenida Brasília, nº 370, bairro Brasil.

Terça-feira (25/06):
Avenida dos Buritis, esquina com a avenida das Paineiras, bairro Alto Colina.

Quarta-feira (26/06):
Rua Zeca Mota, nº 179, bairro Alvorada.

Quinta-feira (27/06):
Rua Aprígio José da Silva, nº 05, bairro Jardim Panorâmico.

Sexta-feira (28/06):
Avenida Ronaldo F. de Souza, nº 427, bairro Jardim Quebec.

Sobre o benefício

O benefício é uma das ações de responsabilidade social da Companhia, e está alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco principal no ODS 6, que trata da disponibilização de água potável e de esgotamento sanitário.

A redução no valor da conta é calculada de acordo com o consumo de cada família, ou seja, quanto menor for o consumo de água do imóvel, maior será o desconto, sendo limitado até 20 m³ (20 mil litros).

Quem tem direito e como requerer

Têm direito à tarifa social famílias inscritas no CadÚnico que tenham a renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa e residam em imóvel residencial.

O primeiro passo que o beneficiário deve seguir é procurar o Cras mais próximo do seu endereço para inscrição ou atualização do cadastro no CadÚnico e assim obter o documento chamado “Folha Resumo”.

Em seguida, o cliente deve entrar em contato com a Copasa, por meio de um dos canais de relacionamento com o cliente, e, além da “Folha Resumo”, apresentar o CPF, o comprovante de endereço em nome do beneficiário e a conta atual do imóvel a ser cadastrado no programa.

Depois disso é só aguardar a análise da documentação. Estando tudo certo, no caso de requerimento o benefício do desconto já será concedido na próxima conta e, no caso de atualização, os descontos serão mantidos.

Campanha de conscientização
No ano de 2024, em todo o estado, foram incluídos 114,3 mil novos beneficiários e aproximadamente 288 mil poderão perder o benefício por falta de atualização no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Esses clientes têm até 25 de junho para efetuar a atualização.

A Copasa disponibilizou uma série de ações com foco em alcançar 1,5 milhão famílias em todo o Estado que podem ser beneficiadas pela tarifa social, ou seja, receber até 50% de desconto nas faturas de água e esgoto. Atualmente, a Companhia possui 789,4 mil famílias cadastradas, mas a intenção é duplicar esse número e conceder condições especiais a famílias de baixa renda nos 637 municípios mineiros onde a Copasa detém concessão.

Para informar a população, além de comunicados de alerta nas faturas, a Copasa está enviando SMS para os clientes que perderam ou estão prestes a perder o benefício. A Companhia também enviou a todo o Estado material informativo via mala-direta.

Agência Móvel retorna a Patos de Minas para alcançar beneficiários da Tarifa Social

Em evento de inovação realizado em Itajubá,