Abraço à Lagoa dos Bombeiros marca comemorações ao Dia Mundial da Água

Abraço à Lagoa dos Bombeiros marca comemorações ao Dia Mundial da Água

O grupo de mobilização composto por uma parceria entre a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), a Prefeitura Municipal de Contagem, a Secretaria de Meio Ambiente, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e outros parceiros locais realizou, na quinta-feira (21/03), o 2º Abraço à Lagoa dos Bombeiros, em Contagem. Este é um projeto ambicioso que vem sendo realizado com o objetivo de despoluir esse importante recurso hídrico. As Escolas Estaduais Cívico-Militar, Padre José Maria de Man e Dos Palmares, também participaram do evento.

A operação em prol da lagoa não se limita apenas à despoluição, mas também possui um importante caráter educativo. Por meio de ações direcionadas, como a visita a residências com redes de esgoto irregulares, o projeto busca conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental e os benefícios de uma lagoa limpa para toda a comunidade.

A analista socioambiental da Copasa Maria Cristina Canuto disse que “o evento significa o compromisso da empresa e de todos os envolvidos para retirar todo o esgoto do local”. Evidenciando a importância da água na vida de todos, Canuto relatou ainda que “o cuidado com as nascentes deve ser realizado assim como o de uma nova vida, a partir do momento em que é descoberta ela precisa de ser cuidada com carinho”. Ela ainda fez questão de lembrar que no dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água, e que é preciso refletir sobre o cuidado com esse em fundamental para nossa vida.

Durante o evento, a Copasa ainda disponibilizou o carro pipinha para garantir a hidratação de todos os participantes. Iniciativas como essa reiteram o compromisso da Companhia com a sustentabilidade, por meio do engajamento das comunidades com a preservação dos recursos naturais.

O momento também foi ideal para o cadastro de duas novas nascentes, realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), descobertas também na área que integra a lagoa.
Maria Thereza, gestora da Semad, frisou que as duas novas nascentes já estão catalogadas no banco de dados do município. Thereza também relatou estar muito feliz em participar do evento, pois isso mostra que a parceria na preservação do meio ambiente vem dando resultado. “Se não tivermos juntos não vamos chegar em lugar algum. É importante mencionar que essa microbacia do Praia está dentro da bacia de Vargem das Flores, cujo o grande manancial abastece 40% da região metropolitana de Belo Horizonte, isso é um privilégio, mas também é um desafio para nós”, concluiu.

O tenente-coronel dos Bombeiros, Rafael Neves Cosendey, recebeu das mãos de Maria Thereza Mesquita o “Certificado de Cuidadores de Nascentes”, em reconhecimento aos trabalhos que os militares vêm realizando. Cosendey relatou que “receber o reconhecimento da prefeitura em forma de certificado é uma honra, um desafio e uma responsabilidade a mais muito bem-vinda pra quem está aqui cuidando dessas desta área maravilhosa”. O militar também declarou que “ter descoberto essas nascentes é algo que nos move ainda mais na direção do nosso objetivo maior que é a despoluição da lagoa. E como bombeiro militar, uma das nossas principais missões institucionais é o combate ao incêndio, onde para combate-lo na maior parte das vezes precisamos da água, então nós sempre vamos trabalhar no intuito da preservação para combater a escassez dos recursos hídricos e celebraremos sempre o Dia Mundial da Água”, finalizou.

A atuação socioambiental da Copasa integra a Agenda ESG da companhia, sigla que se refere às questões ambientais, sociais e de governança corporativa, reafirmando o seu propósito de “cuidar da água e gerar valor para as pessoas”. A atuação também é pautada na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e nos seus respectivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além dos dez princípios do Pacto Global.

Abraço à Lagoa dos Bombeiros marca comemorações ao Dia Mundial da Água

Copasa apresenta case de sucesso sobre segurança

Abraço à Lagoa dos Bombeiros marca comemorações ao Dia Mundial da Água

Crianças de Areado aprendem sobre importância e