Crianças de Areado aprendem sobre importância e uso consciente da água

Alunos também conheceram mais sobre o trabalho realizado pela Copasa para garantia do acesso à água potável para a população

Em comemoração ao Dia Mundial da Água – celebrado em 22 de março – a Copasa, por meio da sua Unidade de Controle Ambiental, participou de um bate-papo sobre o tema, realizado pela Escola Municipal Dr. José Custódio de Oliveira, na cidade de Areado, na região Sul do Estado. O encontro reuniu os alunos do 5º ano, além de professores e a direção da escola.

Na oportunidade, a assistente ambiental da Companhia Mara Lima abordou temas relevantes sobre a importância da preservação dos recursos hídricos, destacando o processo de tratamento da água desde a captação nos mananciais até o momento em que chega às torneiras das residências.

Além disso, as crianças também puderam conhecer um pouco mais sobre o trabalho realizado pela Copasa na garantia do acesso à água potável para a população, bem como sobre o uso responsável desse recurso essencial.

“Fazer uma palestra sobre a importância da água para as crianças é incrível! É como plantar sementes de consciência ambiental e ver essas ideias florescerem nos pequenos corações e mentes”, contou Mara. Para ela, a sensação de contribuir para a educação ambiental e mostrar às crianças como cada gota conta é realmente gratificante. “É como dar um mergulho na esperança de um futuro mais sustentável”, destacou.

Feliz com o resultado, a diretora da escola, Aparecida Dalva Elísio de Souza, fez um balanço positivo da iniciativa. Para ela, o Dia Mundial da Água é um momento muito oportuno para reforçar e comemorar, junto às escolas, temas relacionados a este importante bem natural. “As crianças foram convidadas a repensarem suas atitudes em relação ao uso e consumo de água em casa, na escola, na comunidade, enfim, em suas vidas. Os alunos ficaram interessados e participativos”, concluiu.

Vale lembrar que a Escola Municipal Dr. José Custódio de Oliveira possui uma importante atuação junto à Copasa quando o assunto é a preservação ambiental e uso consciente da água. Em 2023, como parte das atividades relacionadas ao tema, a escola  participou do “Mural das Águas, Arte Chuá nas Escolas”, sendo premiada pela Gincana Chuá e recebendo o selo “Escola Amiga do Meio Ambiente”.

A iniciativa, que integra as ações do Chuá Socioambiental, promovido pela Copasa em alusão ao Programa Pró-Mananciais, estimula alunos do 5º ao 9º ano a usarem a criatividade e a mergulhar em abordagens sobre temas relacionados ao meio ambiente e ao tratamento da água e do esgoto.

 

Crianças de Areado aprendem sobre importância e uso consciente da água

Abraço à Lagoa dos Bombeiros marca comemorações

Crianças de Areado aprendem sobre importância e uso consciente da água

Reúso de águas cinzas gerou economia a