UNLE participa do XXV Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas

A Copasa marcou presença no XXV Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB 2023) realizado no mês de agosto, na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. Com o tema central “Águas do Brasil: governança, adaptação e desenvolvimento”, o encontro debateu sobre a proteção e restauração dos recursos naturais do país.

O agente de saneamento da Unidade de Negócio Leste (UNLE), Hérlon Cardoso Silva, que representa a Copasa no segmento Usuários de Recursos Hídricos, nos Comitês de Bacia Hidrográfica Estadual do Rio Suaçuí e no CBH Santo Antônio, foi o representante copasiano no evento e destacou a importância da iniciativa para a promoção de ações de conservação e recuperação das bacias hidrográficas.

“Os protagonistas do encontro são os Comitês de Bacias Hidrográficas, que possibilitam, de forma participativa e descentralizada, o diálogo, a discussão de cenários futuros, metas e diretrizes voltadas para a preservação. Além disso,
tivemos a oportunidade de conhecer outras iniciativas implementadas em vários estados brasileiros, ampliando o nosso horizonte de conhecimento”, contou.

Hérlon ainda ressaltou que o encontro promoveu uma troca de experiências entre os entes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH), representantes do poder público (municipal, estadual e federal),
usuários dos recursos hídricos, organizações não governamentais, ambientalistas, universidades e demais interessados sobre o tema.”

Durante a jornada de capacitação, o público pode participar de diversas oficinas, como a oficina que abordou o tema: “Discutindo os Caminhos para o Futuro Hídrico do Estado de Minas Gerais – Diretrizes Estratégicas para o Aprimoramento do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos (IGAM/MG)”, que foi ministrada pelo diretor geral (IGAM), Marcelo da Fonseca.

O XXV ENCOB foi realizado pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH), em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) e a Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (REBOB).

UNLE participa do XXV Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas

Copasa realiza palestras sobre preservação da água

UNLE participa do XXV Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas

1º Workshop com as Contratadas da Unidade