Tratamento de esgoto mais eficiente reduz impactos ambientais em Almenara

Com investimentos de mais de R$ 1,9 milhão, a Copasa deu início e está realizando as obras de melhoria na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da cidade de Almenara. Com esses recursos, a unidade passará a contar com uma maior eficiência no processo de tratamento do esgoto e reduzirá os impactos ao meio ambiente.

Além dos benefícios para a qualidade de vida, essas obras também estão servindo como um incremento para a renda da cidade, com a geração de 15 vagas temporárias de empregos e a movimentação da economia com a aquisição de materiais no comércio local.

Com previsão de conclusão para agosto de 2024, as obras têm como destaque o processo de reabilitação de um reator anaeróbio de fluxo ascendente (UASB) que compõe a ETE e têm a função de reter as partes sólidas do esgoto – que passam a ficar retidas no reator e enviadas, posteriormente para os leitos de secagem – e liberar apenas o líquido para a lagoa facultativa, que tem a função de dar um polimento no efluente tratado antes de ser enviado ao corpo receptor.

O gerente da Copasa na região, Flávio de Almeida Campos, falou sobre os benefícios que as intervenções vão proporcionar. “A reabilitação deste reator será muito importante para o sistema de esgotamento sanitário de Almenara, pois aumentará a eficiência de tratamento do esgoto, reduzirá impactos indesejados ao meio ambiente e melhorará a qualidade de vida da população por meio do bem-estar e desenvolvimento sustentável”, disse.

Os trabalhos consistem na demolição das lajes superiores do reator e reconstrução destas partes em estrutura de ferrocimento. Também está sendo reconstruída toda a distribuição da tubulação interna do local, bem como está sendo realizado o tratamento das paredes do reator com resina Ester Vinílica – que possui maior resistência à corrosão – e reforçada com fibra de vidro para proteção da estrutura que está em contato com os gases agressivos gerados durante a digestão/tratamento do esgoto.

As intervenções contemplam ainda a reconstrução da linha de coleta e queima do biogás.

Benefícios

O tratamento de esgoto traz benefícios diretos à população, como a erradicação de doenças de veiculação hídrica, o controle da proliferação de vetores, a melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e mudanças positivas nos aspectos urbanísticos, com a consequente valorização imobiliária e o crescimento socioeconômico da cidade e da região.

Além disso, proporciona benefícios sociais, econômicos e voltados à melhoria das condições de saúde e qualidade de vida. Entre outras vantagens, possibilita que a cidade receba o ICMS Ecológico, um meio de incentivo aos municípios para a criação de mais áreas de preservação ambiental, além de melhorar a qualidade dos espaços já existentes.

A intervenção possibilitou ainda o aumento da arrecadação do município, que recolheu os Impostos Sobre os Serviços (ISS) prestados pela empresa contratada para execução da obra.

 

Tratamento de esgoto mais eficiente reduz impactos ambientais em Almenara

Programa de Subvenção Social da Copasa beneficia

Tratamento de esgoto mais eficiente reduz impactos ambientais em Almenara

Copasa reforça parceria com a Secretaria de