Copasa reforça parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social de Patos de Minas

Com o objetivo de disseminar informações sobre quem tem direito à Tarifa Social e como proceder para requere-la, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) está promovendo, mais uma vez, em Patos de Minas, uma parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Nessa cooperação mútua, que visa garantir que os clientes desfrutem daquilo a que têm direito, a Copasa disponibilizou mil cartilhas de material informativo sobre o benefício, as quais ficarão nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade, que por sua vez, as entregarão a todas as pessoas que forem até o local solicitar algum atendimento, ampliando o acesso às informações referentes ao tema.

“Não raramente, os clientes podem ter direito ao benefício, mas desconhecer isso, achar que não estão aptos para recebê-lo ou até imaginar que é algo muito difícil de requerer. Com o auxílio do CRAS, teremos mais facilidade em alcançar esse público-alvo e desmistificar mitos em torno do tema”, explicou Fernando Correa, supervisor de desenvolvimento sustentável da Copasa no âmbito da Unidade de Negócio Oeste (UNOE), divisão da Companhia que atende 58 municípios na parte Oeste de Minas Gerais.

A previsão é que, nos próximos dias, as secretarias de outros municípios do Pontal, Alto Paranaíba, Triângulo e Noroeste do Estado, região de abrangência da UNOE, também recebam o contato da Copasa, com a finalidade de estabelecer a mesma parceria firmada em Patos de Minas.

Sobre a Tarifa Social

A Tarifa Social é um benefício que concede até 50% de desconto nas contas de água e esgoto de clientes de baixa renda. Podem solicitá-lo todos aqueles que se encaixam na categoria residencial e possuem renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa que vive no mesmo imóvel. Os solicitantes também devem estar inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) – um sistema do governo federal que reúne informações sobre as famílias de baixa renda.

Para solicitar a Tarifa Social, primeiro o cliente precisa ir até o CRAS mais próximo, munido de CPF ou Título de Eleitor, documento de identificação de cada membro da família que more na mesma casa, comprovante de renda e de residência.

Feita a inscrição no CadÚnico, ele deve procurar a Copasa e apresentar RG, CPF, Título de Eleitor, NIS (Número de Inscrição Social), Código Familiar (está no documento denominado Folha Resumo Cadastro Único) e a última conta de água.

A solicitação pode ser feita presencialmente, na agência de atendimento, que em Patos de Minas está localizada na rua Dona Luiza, número 1.325, bairro Cristo Redentor, das 8h às 16h30, de segunda a sexta-feira. Se preferir, o cliente também pode requerer o benefício pelo site www.copasa.com.br ou pelo WhatsApp (31) 9 9770-7000, que funciona das 8h às 18h, de segunda a sexta, e sábado, domingo e feriados (exceto nacionais) das 8h às 12h.

Os beneficiários devem informar nascimentos ou óbitos na família, mudanças de endereço, se algum membro começou ou deixou de morar no mesmo imóvel, dentre outras questões. É importante que os dados do CadÚnico sejam atualizados periodicamente. A não atualização das informações pode acarretar na perda da Tarifa Social.

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