Simulado de evacuação é realizado pela equipe de brigadistas da UNOE

A Unidade de Negócio Oeste (UNOE) participou, nos dias 31 de julho, e 1º e 4 de agosto, de simulados de evacuação de área. As atividades foram realizadas em Frutal, Patos de Minas e Araxá, sedes das gerências regionais, com o intuito de orientar os empregados sobre como proceder em situações de emergência, como por exemplo, em momentos em que for necessário deixar prédios e outras dependências utilizadas no dia a dia.

Durante a ação, conduzida pelos brigadistas treinados da UNOE, sinais sonoros foram emitidos. Ao ouvi-los, os empregados eram direcionados pelos integrantes da brigada a se dirigirem, de maneira organizada e calma, até um ponto de encontro previamente estabelecido. Além disso, orientações referentes à segurança em situações de evacuação de área, primeiros socorros e combate às chamas também foram reforçadas.

Para a engenheira da Unidade de Serviço de Saúde e Segurança do Trabalho (USSS), Júlia Modesto, que atua na UNOE, o evento foi uma oportunidade para identificação de melhorias. “Verificamos a necessidade de instalação de sinais sonoros em vários pontos das edificações, os quais seriam acionados no caso de uma situação real”, constatou. Ela ressaltou ainda que, para que esses simulados tenham sucesso, a adesão dos empregados deve ser cada vez maior.

Ainda de acordo com a engenheira, as atividades são fruto de um avanço do programa Acidente Zero: a instituição das brigadas orgânicas básicas, iniciada em 2022, com a finalidade de compor equipes que visam proteger à vida e o patrimônio, bem com reduzir as consequências sociais e os danos ao meio ambiente diante de situações de emergência.