Reviva Pampulha

Todas as informações sobre as ações da Copasa no processo de recuperação da Lagoa da Pampulha em um só lugar

A Copasa lança o Reviva Pampulha – um site de notícias para que toda a população possa acompanhar as ações da empresa para a universalização da coleta e tratamento de esgoto na bacia da Pampulha. O objetivo da Companhia é promover mais transparências nos trabalhos que vêm sendo executados visando a revitalização da Lagoa da Pampulha– símbolo de Belo Horizonte e Patrimônio Cultural da Humanidade da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A Copasa vem investindo nos últimos anos em diversas ações para a ampliação dos serviços de coleta e tratamento de esgoto na bacia hidrográfica da Lagoa da Pampulha.  Atualmente, cerca de 5% dos clientes dessa região ainda não estão interligados às redes de esgoto da Copasa. A meta é que todos imóveis localizados na Bacia da Pampulha estejam interligados às redes da Companhia, cessando assim o despejo de esgoto na Lagoa.

O projeto Reviva Pampulha da Copasa é parte integrante do Plano de Ação da Bacia da Lagoa da Pampulha, elaborado pela Companhia, em parceria com os municípios de Belo Horizonte e Contagem, em 2021, e homologado em março de 2023 pela Justiça Federal.

O projeto prevê a implantação de novas infraestruturas de esgotamento sanitário, obras de melhorias operacionais, monitoramento de qualidade das águas dos córregos, garantia da continuidade da prestação de serviço de esgotamento sanitário, vistorias do Precend, inspeção de lançamentos de águas pluviais nas redes coletoras, operação da Estação de Tratamento de Águas Fluviais (ETAF) Pampulha, atuações socioambientais, ações de publicidade e comunicação social.

Cumprindo o compromisso de cuidar da água e gerar valor para as pessoas, a Companhia investirá em ações que permitirão o alcance de cobertura de redes de 99% em toda a Bacia da Pampulha, além de contribuir para a preservação do Patrimônio Cultural da Humanidade.

Acesse: revivapampulha.com.br

Reviva Pampulha

Em três anos, Copasa de Patos de

Reviva Pampulha

Copasa inicia 1ª fase das obras para