Copasa realiza reunião da Rede Ouvir em sua sede

A Copasa realizou, na manhã de quarta-feira (30/08), a reunião ordinária da Rede Ouvir, no Auditório da Sede. O encontro teve como foco aperfeiçoar continuamente a qualidade dos serviços prestados à população e alcançar objetivos sociais, aprimorando políticas públicas que promovam a qualidade de vida dos mineiros. Além disso, a Rede cria, também, um espaço de diálogo entre os órgãos integrantes sobre o recebimento e tratamento das manifestações enviadas pelo cidadão a respeito dos serviços prestados pelo Estado.

Suami Cruz Leão, gerente da Ouvidoria da Copasa, realizou a abertura do encontro, destacando a relevância deste momento para todos. “É muito importante estarmos aqui hoje, discutindo pautas tão relevantes para o nosso trabalho e buscando melhorar a qualidade da prestação de serviço de todas as ouvidorias, independente do seu setor de atuação”, afirmou.

Em seguida, Gustavo Costa Nassif, subcontrolador de Ouvidoria da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte agradeceu a oportunidade e parabenizou a Companhia por abrir as portas e por realizar este evento, além de destacar a importância do papel do ouvidor e do projeto. “A Rede nos concede e nos franquia a possibilidade de colocar nossas opiniões, oferecer sugestões e de contribuir para a evolução de todos nós”, destacou.

O ouvidor Cássio Souza Salomé, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), agradeceu o acolhimento da Copasa e ressaltou a relevância destes encontros na construção do trabalho da Rede. “Esperamos, hoje, caminharmos um pouco mais dentro dos nossos objetivos”, destacou.

Em sequência, Suami realizou ainda uma apresentação institucional por meio de um vídeo que demonstra o objetivo da Copasa, bem como sua missão e os seus valores. “Essas questões tratadas aqui na Rede, esse intercâmbio de informações, as experiências divididas e as boas práticas compartilhadas fazem diferença no trabalho da Ouvidoria da Copasa”, afirmou a gerente.

Também presente no evento, o presidente da Copasa, Guilherme Augusto Duarte de Faria, destacou o valor que a Companhia dá ao cliente. “O cliente é o nosso centro da missão estratégica e é nele em que nós focamos, obtendo o reconhecimento e a aceitação para operar nos munícipios. E nesse sentido, a diretoria da empresa tem apoiado bastante o desenvolvimento da nossa ouvidoria, dos nossos canais de relacionamento e, principalmente, o desenvolvimento da melhoria da nossa comunicação com os nossos clientes. Assim, a Rede Ouvir vem para contribuir com o funcionamento da nossa empresa, a partir da interação com as demais instituições. Porque esse trabalho conjunto é justamente para que o cidadão mineiro tenha as suas questões e as suas necessidades resolvidas, de forma prática e objetiva”, ressaltou.

Para o diretor de Relacionamento com o Cliente e Regulação, Cleyson Jacomini de Sousa, “a Rede Ouvir vem com esse propósito de união de esforços, de melhores práticas, de conhecimento compartilhado para que possamos ter no final do dia um cidadão cada vez mais bem atendido, resolvendo seus problemas sem sofrimento”.

Marco Aurélio Martins da Costa Vasconcelos, diretor adjunto jurídico da Copasa, também participou da abertura da reunião, contando um pouco sobre seu estudo e tese de pós-graduação, feito em 2004, que teve ouvidoria como tema. “Para mim, a Ouvidoria sempre vai ser um instrumento de democratização, de acesso do cidadão às instituições e da sua voz ser ouvida”, declarou.

Durante a reunião, foi destacado o prêmio anual do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) recebido pela Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais, representada pela ouvidora-geral adjunta Gabriela Siqueira. Este reconhecimento incentiva ainda mais o diálogo da Rede Ouvir e a busca pelo aperfeiçoamento da qualidade dos serviços prestados à população.

Rede Ouvir

A Rede Mineira de Ouvidorias Públicas – Rede Ouvir MG – é um projeto que tem como objetivo consolidar a parceria, a cooperação mútua e a articulação de esforços entre as instituições partícipes, visando fomentar a expansão das ouvidorias, fortalecendo as ferramentas de transparência, eficácia das políticas públicas implementadas e controle social.

Atualmente fazem parte da Rede, os seguintes órgãos:

  • Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais
  • Ministério Público do Estado de Minas Gerais
  • Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais
  • Tribunal Regional Federal – 6ª Região
  • Tribunal de Justiça de Minas Gerais
  • Estado de Minas Gerais – Ouvidoria Geral do Estado
  • Assembleia Legislativa de Minas Gerais
  • Companhia de Saneamento de Minas Gerais – Copasa
  • Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig
  • Cemig Saúde
  • Prefeitura Municipal de Belo Horizonte
  • Prefeitura Municipal de Itabira
  • Prefeitura Municipal de Contagem
  • Prefeitura Municipal de Itabirito
  • Prefeitura Municipal de Ribeirão das Neves
  • Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais
  • Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte
  • Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais – OAB/MG
  • Instituto de Defesa da Cidadania e da Transparência – IDCT
  • Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman Seção Minas Gerais – ABO/MG.
Copasa realiza reunião da Rede Ouvir em sua sede

“Copasa Presente” é realizado em Ubá

Copasa realiza reunião da Rede Ouvir em sua sede

Copasa realiza obras de melhorias no sistema