Estudantes de Tiros aprendem com a Copasa sobre a reciclagem do óleo de cozinha usado

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) promoveu, nesta terça-feira (30/04), a Oficina do Sabão na Escola Municipal João Francisco Capetinga. O evento é parte do Programa Chuá, que visa à educação sanitária e ambiental, e reuniu ainda estudantes das escolas Municipal Sebastião Dias, Estadual Padre José Coelho, Rede Educar e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), com a finalidade de ensinar às crianças e adolescentes como reciclar o óleo de cozinha já usado.

Oficina foi promovida por meio do Programa Chuá.

Durante a realização da oficina, os estudantes aprenderam como transformar óleo já utilizado para cozinhar em sabão – medida que contribui para evitar e reduzir a poluição do meio ambiente e favorece a economia financeira familiar – e debateram sobre o assunto. Cerca de 160 alunos participaram nos períodos da manhã e tarde. Foram produzidos cerca de 50 litros de sabão líquido e aproximadamente oito quilos de sabão em barra.

“A oficina do sabão incentiva a sustentabilidade, ou seja, chama a atenção dos alunos para o reaproveitamento dos materiais, desestimula o consumismo e os incentiva a ressignificar aquilo que está ao seu redor”, destacou o assistente socioambiental da Copasa Fauster Bernardes. Ainda segundo ele, embora observassem à distância, os alunos também receberam noções sobre a importância do uso de equipamentos de segurança individual e coletiva, já que para a produção do sabão são utilizados produtos químicos, sendo necessário o uso de óculos de proteção, avental, luvas, calçado de couro ou semelhante e fitas e cones para isolamento da área onde acontece a manipulação.

Para Marina Alves, gestora ambiental e secretária municipal de Meio Ambiente de Tiros, trabalhar a educação ambiental nas escolas é fundamental. “Este é um instrumento necessário e modificador de pensamentos e condutas. Trabalhar esse conceito com nossas crianças cria maiores possibilidades para a formação de cidadãos conscientes e com melhores comportamentos em relação ao meio em que vivem, visando assim uma melhor responsabilidade das novas gerações”, destacou.

O integrante do sistema de Tiros, Alisson Pessoa, também participou da atividade.

O integrante do sistema de Tiros, Alisson Pessoa, também participou da atividade.

Sobre o Chuá

O Programa Chuá, desenvolvido há mais 30 anos na Copasa, consiste em sensibilizar e conscientizar as comunidades onde está inserida e, mais especificamente, a comunidade escolar sobre a relação entre a saúde e o saneamento, a partir da realização de palestras e visitas às estações de tratamento de água e esgoto nas diversas localidades onde a empresa presta serviços.

Oficina foi promovida por meio do Programa Chuá.
Estudantes de Tiros aprendem com a Copasa sobre a reciclagem do óleo de cozinha usado

Com construção de ETE, quase 10 mil