Escola de Itamonte ganha pintura de muro sobre preservação da água

Projeto pedagógico desenvolvido pela Copasa estimula a conscientização ambiental por meio da arte

A Copasa segue levando cores, formas e conscientização sobre a importância da preservação das águas para crianças e adolescentes em escolas mineiras, por meio do Programa Chuá Socioambiental. E dessa vez, a instituição de ensino presenteada pela iniciativa da Companhia, com o Projeto “Mural das Águas, Arte Chuá nas Escolas”, foi a Escola Municipal Padre Dr. João Scotti, no município de Itamonte, na região Sul do Estado.

Projeto da Copasa visa promover o senso de pertencimento e de responsabilidade ambiental nos estudantes

De forma lúdica e muito divertida, e sendo estimulados a usar a criatividade, 30 alunos dos 3º ao 5º anos aprenderam sobre a importância da preservação e recuperação de mananciais para o abastecimento de água do município, conheceram mais sobre como é feito o tratamento de água e de esgoto e como a ação de cada um pode auxiliar na preservação do meio ambiente.

Vale lembrar que a pintura do muro faz parte da premiação recebida pela escola pelos excelentes resultados obtidos durante uma gincana, com atividades relacionadas à reflexão e ao cuidado com o meio ambiente, realizada com os alunos. Além da pintura do muro, a escola também recebeu o Selo Chuá de Escola Amiga do Meio Ambiente.

Todas essas atividades tiveram como objetivo promover nos alunos um senso de pertencimento e de responsabilidade ambiental, além de transformá-los em multiplicadores desses ensinamentos.

Conscientização com arte

A realização do Projeto “Mural das Águas, Arte Chuá nas Escolas”, na Escola Municipal Padre Dr. João Scotti, contou com a orientação da assistente ambiental da Unidade de Serviço de Controle Ambiental da Copasa, Mara Suely Ferreira de Lima, e de artistas plásticos da empresa Scientia Vitae. Eles desenvolveram, junto aos alunos, diálogos e oficinas que contribuíram para o entendimento sobre os conceitos de saneamento básico, bem como para o uso de elementos e aspectos culturais e econômicos que representassem a cidade.

Além do envolvimento de toda comunidade escolar, quem também fez questão de participar deste momento, inclusive ajudando na pintura, foi a vice-prefeita da cidade, Márcia Castilho. Toda essa interação resultou no desenvolvimento de ilustrações que se transformaram em um projeto de arte transferido para os muros das escolas pelos próprios estudantes.

A assistente ambiental da Copasa falou sobre a alegria em ver mais uma escola contemplada pelo projeto. “É muito gratificante ver o resultado e a vida que a pintura dos muros traz para a escola. E mais emocionante ainda é ver a contribuição de cada aluno que, da sua maneira, faz questão de deixar também a sua marca. Quando vemos a obra pronta temos certeza que nosso objetivo foi alcançado e que essas crianças e adolescentes jamais esquecerão de tudo o que aprenderam”, declarou Mara.

Programa Chuá Socioambiental

Criado em 2017, o Chuá Socioambiental amplia a consciência socioambiental dos alunos por meio de projetos do Programa Chuá de Educação Sanitária e Ambiental que integra a Agenda ESG da Copasa, sigla que se refere às questões ambientais, sociais e de governança corporativa. Esse termo tornou-se uma forma de se referir ao que empresas e entidades estão fazendo para serem socialmente responsáveis, ambientalmente sustentáveis e administradas de forma correta.

O programa também está alinhado à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e em seus respectivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além dos dez princípios do Pacto Global. No caso, o Chuá Socioambiental está alinhado ao ODS 6 (Água e Saneamento), que tem entre suas metas assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento, principalmente relacionada aos ODS 4 (4.7) e 12 (12.8), por trabalhar com crianças e adolescentes, com muita amorosidade na relação ensino-aprendizagem.+

Crédito das fotos: Christelle Ferraz

Escola de Itamonte ganha pintura de muro sobre preservação da água

Copasa participa das ações do Ministério Público

Escola de Itamonte ganha pintura de muro sobre preservação da água

Agência Móvel da Copasa vai ajudar clientes