Equipe de Desenvolvimento Sustentável realiza ações do Pró-Mananciais em Miravânia

Investimentos em ações de proteção, manutenção dos recursos hídricos e sustentabilidade para o desenvolvimento econômico, social e a preservação da vida. Esses são os objetivos das atividades desenvolvidas pelo programa Pró-Mananciais, da Copasa, em parceria com os Coletivos Locais de Meio Ambiente (COLMEIA), durante o mês de outubro, em Miravânia, no Norte de Minas.

No dia 2 de outubro, os integrantes da equipe de Desenvolvimento Sustentável da Copasa e membros do Colmeia realizaram visitas técnicas em propriedades rurais do município com o intuito de fiscalizar a construção de 120 bacias de captação de águas de chuva e a implantação de 5.310 metros de cerca. As ações foram executadas na área da nascente e bacia do rio Miradouro, que abastece o lençol freático, visando à captação de água em poços profundos da cidade.

Para Argemiro Lopes, da equipe de Desenvolvimento Sustentável da Companhia, as ações do programa Pró – Mananciais são importantes para a proteção e recuperação das fontes de abastecimento dos municípios contemplados. “Por meio da participação do Colmeia e o envolvimento das comunidades beneficiadas, o programa tem alcançado resultados satisfatórios para a preservação dos mananciais e do meio ambiente regional”, destacou.

Um dos serviços vistoriados pela equipe foi a implantação de cercas em propriedades rurais do município (Copasa/Divulgação)

Sobre o Pró-Mananciais

Criado em 2017, o Pró-Mananciais visa proteger e recuperar as microbacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos utilizados na captação de água para tratamento e distribuição ao público.

O programa atua na mobilização da comunidade e de instituições parceiras, com o objetivo de construir coletivamente o sentimento de pertencimento da população à microbacia da região onde está inserida.
A iniciativa conta com aprovação da Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae-MG) e está presente em mais de 290 municípios em que a companhia detém a
concessão dos serviços.

ODS e Agenda ESG

A atuação socioambiental da Copasa é pautada na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e em seus respectivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além dos dez princípios do Pacto Global.

O Pró-Mananciais integra o ODS 15 que consiste em proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra, evitando a perda da biodiversidade.

O programa integra ainda a Agenda ESG da Copasa, sigla que se refere às questões ambientais, sociais e de governança corporativa. Esse termo tornou-se uma forma de se referir ao que empresas e entidades estão fazendo para serem socialmente responsáveis, ambientalmente sustentáveis e administradas de forma correta.

Equipe de Desenvolvimento Sustentável realiza ações do Pró-Mananciais em Miravânia

Conheça os benefícios da Tarifa Social da

Equipe de Desenvolvimento Sustentável realiza ações do Pró-Mananciais em Miravânia

Copasa conclui mais um processo da perfuração