Em comemoração ao Dia Nacional do Voluntariado, Copasa realizou campanha “Solidariedade Não Olha Idade”

A campanha “Solidariedade Não Olha Idade” foi realizada nos dias 27, 29 e 30 de agosto e também no dia 04 de setembro

 No dia 28 de agosto foi celebrado o Dia Nacional do Voluntariado e, para marcar esta data, a Copasa, por meio do Programa de Voluntários, realizou a campanha “Solidariedade Não Olha Idade” atendendo idosos em todo o Estado.

A ação teve como objetivo melhorar o estado físico, mental e emocional dos idosos residentes em instituições de longa permanência e também promover a interação entre a Companhia e a sociedade, a fim de contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população das áreas de abrangência da empresa.

A campanha foi realizada em todas as seis Unidades de Negócio da Copasa e contemplou oito instituições localizadas nas cidades mineiras de Araxá, Bom Despacho, Divinópolis, Montes Claros, Pouso Alegre, Sabará, Teófilo Otoni e Ubá, contando com todos os empregados da empresa, terceirizados, aposentados e familiares no engajamento das ações proposta pela campanha.

Confira o que aconteceu em cada unidade:

Fica o convite e o agradecimento a todos da Copasa por essa manhã maravilhosa que tivemos

UNMT

Na Unidade de Negócio Metropolitana (UNMT), o Abrigo Irmã Tereza de Jesus, em Sabará, foi beneficiado pela ação realizada no dia 29/08. O evento contou com uma intervenção cultural e de lazer, além de apresentações do Coral Copasa, muita conversa e alegria.

O funcionário do abrigo, Robert Junior, comenta que é “importante a visita das pessoas, pois as idosas ficam muito alegres e contagia a todos daqui. O clima fica muito bom nos dias de visita, porque a troca de experiência é significativa para todos. Fica o convite e o agradecimento a todos da Copasa por essa manhã maravilhosa que tivemos”.

Simone Penna, presidente da instituição comentou sobre a história do abrigo, sobre sua fundação e os atendimentos. Segundo ela: “esse trabalho é realizado há 42 anos e foi iniciado por meus familiares. Eles deram início a essa linda jornada, hoje nós mantemos e contamos com a ajuda de todos e estamos de portas abertas para receber todos”, ressaltou.

 

O evento contou com apresentações de musical e contação de histórias, além de palestras sobre tarifa social e consumo consciente

UNNT

A ação na Unidade de Negócio Norte (UNNT) foi realizada no dia 29/08, em parceria com a Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) e com a Secretaria Municipal de Agricultura de Montes Claros. A instituição beneficiada em questão foi o Lar das Velhinhas – Centro Feminino de Longa Permanência, localizada em Montes Claros, que há mais de um século acolhe mulheres idosas em situação de vulnerabilidade.

Eduardo Vieira Queiroz, representante da rede de voluntariado na UNNT, destaca a alegria em participar das comemorações do mês do voluntariado. “Foi um prazer participar dessa ação, voltada, principalmente, para pessoas idosas, que realmente precisam da nossa contribuição. Essa campanha serve para estimular a sociedade a cuidar e apoiar os idosos moradores em instituições da nossa cidade, que, muitas vezes, encontram-se desamparados”, disse.

O evento contou com apresentações de musical e contação de histórias, além de palestras sobre tarifa social e consumo consciente.

Jaqueline Camelo, presidente da instituição, falou sobre as assistidas na instituição, bem como a importância da ação e a alegria com as doações. A moradora da instituição, Maria Aparecida Cardoso da Silva, também agradeceu a Copasa pela ação: “eu estou aqui há seis anos e, além de mim, outras idosas também usam fraldas. Essas doações são muito especiais para nós, que moramos aqui no Lar das Velhinhas, pois vêm das bênçãos de Deus e do coração de cada um de vocês para nos ajudar. Muito obrigada”.

 

O encontro foi marcado por um almoço preparado pelos voluntários a partir das doações recebidas, com uma apresentação musical, momento de jogos (como jogo da memória, bingo e um leilão simbólico), além de uma palestra sobre tarifa social e consumo consciente de água.

UNOE

Na Unidade de Negócio Leste (UNOE), a ação realizada no dia 27/08 beneficiou a instituição Obras Sociais do Centro Espírita Eurípedes Barsanulfo (OSCEEB) e, ao todo, foram arrecadados mais de 70 quilos de alimentos, incluindo entre eles: arroz, feijão, óleo, macarrão, farinha de mandioca, sal, leite, bolacha, café e balas. Além de mais de R$ 300,00 em doações feitas em através de pix.

O encontro foi marcado por um almoço preparado pelos voluntários a partir das doações recebidas, com uma apresentação musical, momento de jogos (como jogo da memória, bingo e um leilão simbólico), além de uma palestra sobre tarifa social e consumo consciente de água.

Vale ressaltar que a confraternização contou com a participação de 17 voluntários da Companhia, sendo eles voluntariados que estão ativos e também os inativos no quadro de funcionários, além de seus familiares, junto com 25 idosos acolhidos pela OSCEEB.

 

Os participantes ainda aproveitaram um lanche especial e apreciaram a apresentação dos alunos da Escola Municipal de Música Maestro Ivan Silva.

UNCE

Em Bom Despacho, na Unidade de Negócio Centro, foram arrecadadas e entregues mais de 650 peças ao Asilo São José. A ação foi realizada no dia 30/08 e contou com atividades recreativas com balões para os idosos e também com a apresentação do grupo Som das Águas.

E em Divinópolis, na mesma data (30/08), cerca de 600 fraldas, além de itens de higiene pessoal foram doados pela Copasa, juntamente com a Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), para o Lar dos Idosos – Unidade Padre Libério.

Os participantes ainda aproveitaram um lanche especial e apreciaram a apresentação dos alunos da Escola Municipal de Música Maestro Ivan Silva.

A importância de interações como estas para os residentes também foi citada, como fez a psicóloga Kátia Souza. “O contato com a comunidade é essencial para que eles além do cuidado e apoio da instituição”, reforçou.

 

Ao total foram arrecadados 293 itens, incluindo fraldas geriátricas, itens de higiene pessoal (creme hidratante, sabonetes, creme dental) e também materiais de limpeza, como desinfetantes, sabão em pó, entre outros.

UNSL

Enquanto isso, na Unidade de Negócio Sul, uma das instituições beneficiadas foi o Asilo Nossa Senhora Auxiliadora, em Pouso Alegre. Para Édina Aparecida Francisco Perugini, presidente da instituição que ficou muito feliz com a campanha, “essas doações são extremamente importantes, pois ajudam a garantir que nossos idosos residentes tenham o cuidado e conforto necessários em seu dia a dia. Sabemos que doar é um ato de amor e generosidade, e agradecemos aos amigos da Copasa por terem escolhido o Asilo Nossa Senhora Auxiliadora para fazer suas contribuições de solidariedade. É graças a essas doações que podemos continuar nosso trabalho de cuidar dos idosos. Juntos, podemos fazer a diferença. Parcerias são possíveis, potentes e eficazes quando unimos esforços por objetivos comuns, entendendo como cada ator social pode contribuir com o que tem para alcançar o que se deseja coletivamente”.

Ao total foram arrecadados 293 itens, incluindo fraldas geriátricas, itens de higiene pessoal (creme hidratante, sabonetes, creme dental) e também materiais de limpeza, como desinfetantes, sabão em pó, entre outros.

 

O encontro contou com uma apresentação musical e muita diversão.

UNLE

Na UNLE, as arrecadações foram para o instituto Legião da Boa Vontade um total de 54 fraldas, 3 blusas femininas , 12 saias, 15 camisas masculinas, 3 bermudas masculinas, 2 cobertores, 52 caixas de leite e R$ 220,00 em pix.

O encontro contou com uma apresentação musical e muita diversão.

Em comemoração ao Dia Nacional do Voluntariado, Copasa realizou campanha “Solidariedade Não Olha Idade”

Diretoria de Operação celebra bons resultados em

Em comemoração ao Dia Nacional do Voluntariado, Copasa realizou campanha “Solidariedade Não Olha Idade”

Pix do Bem Copasa: fazendo um bem