CRAS de Divinópolis estão preparados para identificar beneficiários da tarifa social

Copasa já instruiu as equipes dos Centros de Referência de Assistência Social sobre o desconto de 50% na conta de água para população de baixa renda

 

Com o objetivo de beneficiar cada vez mais clientes inseridos na realidade da tarifa social, a equipe de Desenvolvimento Social da Copasa em Divinópolis concluiu um importante treinamento nas cinco unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade. Os servidores municipais receberam orientações sobre o programa que concede até 50% de desconto nas contas de água e esgoto para a população de baixa renda.

 

Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, a equipe da Copasa repassou cartilhas que explicam os benefícios e como aderir a eles. Esse material está disponível em todas as unidades do CRAS para quem solicitar atendimentos, além de também ser oferecido àqueles clientes que os funcionários municipais identificarem como possuidores dos pré-requisitos para aderirem ao benefício.

 

Podem solicitá-lo todos aqueles que se encaixam na categoria residencial e possuem renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa que vive no mesmo imóvel. Os solicitantes também devem estar inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) – um sistema do governo federal que reúne informações sobre as famílias de baixa renda.

 

Segundo o supervisor administrativo da Copasa Reginaldo Teodoro, é um compromisso da Companhia manter parcerias e serviços que beneficiam a população. “A equipe de Desenvolvimento Sustentável tem como princípio o diálogo e, com isso, busca contato com órgãos que têm contato direto com a população, a exemplo dos CRAS, para que possamos divulgar os benefícios que a Copasa disponibiliza para os clientes, principalmente os de menor renda e, portanto, mais vulneráveis”, afirmou.

 

Passo a passo

 

Após a inscrição no CadÚnico, o cliente deve procurar a Copasa e apresentar RG, CPF, Título de Eleitor, NIS (Número de Inscrição Social), Código Familiar (está no documento denominado Folha Resumo Cadastro Único) e a última conta de água.

A solicitação da Tarifa Social pode ser feita pelo site www.copasa.com.br ou pelo WhatsApp (31) 9 9770-7000, que funciona das 8h às 18h, de segunda a sexta, e sábado, domingo e feriados (exceto nacionais) das 8h às 12h. Se
preferir, o cliente também pode requerer o benefício presencialmente em na agência de atendimento da Copasa em Divinópolis, na rua Rio Grande do Sul, 888, no Centro,  que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.

Os beneficiários devem informar nascimentos ou óbitos na família, mudanças de endereço, se algum membro começou ou deixou de morar no mesmo imóvel, dentre outras questões. É importante que os dados do CadÚnico sejam atualizados periodicamente. A não atualização das informações pode acarretar na perda da tarifa social.

 

CRAS de Divinópolis estão preparados para identificar beneficiários da tarifa social

Monitoramento do nível da Barragem Rio Juramento