Copasa realiza V Workshop Gestão de Perdas

A Copasa realizou nesta quarta-feira (26/07), no auditório da sede regional, o V Workshop Gestão de Perdas, que abordou o tema “Método Não Destrutivo (MND): divulgação de tecnologia e compartilhamento de experiências”.

O evento é realizado periodicamente pela Comissão Interna de Proteção à Receita e Combate às Perdas (Cipre) e pela Unidade de Serviço de Hidrometria e Perdas (USHP), com apoio da Superintendência de Desenvolvimento Tecnológico, Inovação e Engenharia (SPDE) e da Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico, Meio Ambiente e Empreendimentos (DTE).

O encontrou debateu a identificação de novas tecnologias e compartilhamento de informações para a redução dos volumes de perdas de água na Copasa. Vale ressaltar a presença online da diretora de Desenvolvimento Tecnológico, Meio Ambiente e Empreendimentos, Márcia Fragoso Soares, e do diretor de Operações, Guilherme Frasson.

Frasson iniciou o workshop falando sobre a importância do tema para a Companhia. “É uma honra participar desse evento, é instigante. Vejo um grande potencial da empresa de prospecção e redução de perdas. Temos ainda alguns pontos focais para atuar: primeiro, é necessário integrar todas as áreas; segundo, é importante ter atitude; e em terceiro, a persistência. Um simples olhar na rua e rapidamente comunicar à área de programação e gerência da empresa, isso passa por um reposicionamento operacional, é uma mudança de atitude”, afirmou.

O diretor frisou a relevância das tecnologias que auxiliam no trabalho de redução de perdas, a qualificação profissional das equipes da Copasa e do mercado em modo geral, além dos parceiros da empresa. Tudo isso buscando a melhoria na vida dos clientes. “Esse é o caminho, investir com foco naquilo que identificamos sobre perda. Precisamos distribuir, separar e atuar em cada região”, destacou.

Para o gerente da Unidade de Serviço de Hidrometria, Valter de Souza Lucas Junior, “o evento se faz muito importante para a Copasa para garantir a eficiência operacional, principalmente pelo ponto de vista de abastecimento de água em todos os locais em que a Companhia opera”. Agradecendo aos palestrantes e às empresas participantes do evento, Valter destacou a necessidade da parceria para que haja uma melhoria nos serviços prestados pela Copasa.

“Precisamos evoluir, mostrar para a sociedade o que é ‘perda’ e a importância em acionar a Copasa com relação ao vazamento, ao desperdício. Precisamos também ter um envolvimento da sociedade”, reforçou o gerente.

O evento foi dividido em dois painéis de palestras. No primeiro painel foram abordadas informações sobre os materiais utilizados nas intervenções com a utilização do MND e sobre a própria tecnologia. No segundo painel, foram apresentados cases de implantação e manutenção em redes de distribuição de água e gás, pelas empresas Gasmig e Sanasa, respectivamente, com a oportunidade para o compartilhamento de informações relativas à experiência de contratação, execução e resultado do uso da tecnologia, bem como seus benefícios e desafios.

Durante o dia, ainda foram apresentadas palestras sobre Materiais PEAD – Composição, Normas, Tubos em PEAD e Conexões – pela empresa George Fischer FGS Indústria Comércio Ltda e sobre Método Não Destrutivo – Execução de Pipe Bursting e HDD – pela empresa Norte Sul. Além disso, a programação contou também com um espaço para comentários e para sanar as dúvidas dos participantes.

Copasa realiza V Workshop Gestão de Perdas

Histórias de Transformação com Sr. Antônio de