Copasa realiza obras para melhorar o abastecimento de bairros em Coromandel

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) está investindo R$ 230 mil na construção de uma nova adutora de água em Coromandel. A tubulação tem 1.026 metros de extensão e está sendo implantada no centro da cidade, a fim de melhorar o abastecimento para os moradores dos bairros Canaã, Jardim Vitória e Vale do Sol. A previsão é que as intervenções, iniciadas no último dia 27 de novembro, sejam concluídas no final de dezembro deste ano.

Nova adutora está sendo construída no bairro Centro

Atualmente, a água passa por duas grandes extensões de redes até chegar à citada região. Com o término das obras, a adutora levará água do maior reservatório da cidade, que tem capacidade para armazenar cerca de 2,7 milhões de litros, diretamente para a unidade de reservação que abastece os referidos bairros. Isso aumentará a disponibilidade do recurso para os 6 mil coromandelenses que vivem na área, eliminando intermitências decorrentes da elevação abrupta do consumo em horários de pico.

Além disso, a obra também prevê a construção de 342 metros de redes para melhoria no abastecimento dos bairros Residencial Gramado, Santa Maria, Sagrada Família e Industrial, beneficiando diretamente 2.274 moradores.

Segundo o gerente regional da Copasa, Saulo Bernardes, as intervenções tornarão o processo de abastecimento mais eficiente. “Com um volume maior de água à disposição dos clientes, se for necessário interromper a distribuição para a área – a fim de corrigir problemas emergenciais, como vazamentos, ou fazer alguma melhoria – a normalização do fornecimento ocorrerá de forma mais ágil”, explicou, informando também que os trabalhos estão sendo executadas em atendimento à solicitação da prefeitura municipal.

Situação do abastecimento

Para viabilizar a implantação da adutora, o fornecimento de água em determinadas regiões ficará intermitente. Dessa forma, até o término dos trabalhos, a distribuição de água para os bairros Canaã, Jardim Vitória e Vale do Sol terá apoio por meio de caminhões-pipa, que mantêm cheio o reservatório que abastece a região.

Equipes estão mobilizadas.

Técnicos da Companhia permanecem monitorando o cenário, mas pedem a colaboração da população para que evitem desperdícios e utilizem água de maneira consciente.

Interdição do trânsito

A instalação da rede de grande porte também demanda interdições de trânsito e alterações no tráfego. As equipes estão executando o serviço de modo a interditar dois quarteirões por vez.

A fim de garantir a segurança dos empregados, motoristas e pedestres, o local é devidamente sinalizado, mas a Copasa pede a compreensão dos condutores que passarem pela área para que diminuam a velocidade e redobrem a atenção.

As vias estão sendo liberadas assim que cada parte da instalação é concluída. Além disso, para mitigar os impactos, as ruas também estão sendo higienizadas após a conclusão das intervenções.

Segundo Danilo Fernandes, encarregado do sistema, as atividades estão transcorrendo dentro da normalidade. “Até o momento, nenhum problema foi detectado. Mas, durante a execução dos serviços podem ocorrer intercorrências como danos a equipamentos, máquinas e ramais, situações que podem demandar mais tempo. Pedimos paciência aos moradores e destacamos que estamos trabalhando para finalizar tudo o mais breve possível”, concluiu.

Copasa realiza obras para melhorar o abastecimento de bairros em Coromandel

Copasa dá continuidade a mobilização para orientar

Copasa realiza obras para melhorar o abastecimento de bairros em Coromandel

Com participação da Copasa, MP Itinerante estaciona