Copasa realiza III Workshop de Saúde e Segurança na UNMT

A Unidade de Negócio Metropolitana (UNMT), em parceria com a Unidade de Serviço de Saúde e Segurança (USSS), promoveu o III Workshop de Saúde e Segurança em 2023. O evento, realizado no auditório da sede da regional, contou com a participação dos gerentes e demais lideranças do âmbito da Unidade de Negócio.

O Workshop, que faz parte do calendário de treinamentos em Saúde e Segurança da UNMT, compõe o Plano de Gestão desta Unidade de Negócio e possui como uma de suas premissas o desenvolvimento de líderes e a importância da atuação com segurança e respeito à vida, em conformidade com a declaração estratégica da Copasa.

A abertura do evento, realizado em 19 de julho, foi feita pelo superintendente da UNMT, Ronaldo de Melo Serpa Junior, que em sua mensagem de boas-vindas reforçou sobre a importância da disseminação da cultura de saúde e segurança entre as equipes que estão sob a responsabilidade das principais lideranças.

Para “aquecer” os participantes, uma sessão de ginástica laboral foi promovida pela fisioterapeuta da USSS, Aline Casar de Lacerda. Em continuidade, Mauro Lúcio Henrique Carvalho, gerente da USSS, também fez uma breve explanação de assuntos relacionados à Saúde e Segurança do Trabalho através do Contato de Valor.

Na sequência, o grupo Todo Cultura fez uma intervenção teatral com o tema “Faço Parte”. O momento proporcionou, de uma forma criativa e envolvente, a abordagem da temática Saúde e Segurança no Trabalho com os participantes do evento.

O Gerente da USSS, Mauro Henrique, também palestrou sobre o tema “Líderes em Saúde e Segurança” e da importância em influenciar as pessoas de forma que se sintam motivadas a fazer parte de uma cultura fundamentada em princípios e valores relevantes e construtivos, voltados para o bem-estar coletivo.

Foi exposto também um panorama do Programa Acidente Zero, que no último dia 27 de julho, completou 3 anos da implantação. “Desde a criação do Programa, inúmeras ações foram realizadas para garantir a integridade física de toda força de trabalho da Copasa. Muito já foi feito, mas juntos podemos fazer ainda mais”, declarou Mauro Henrique.

Programa Acidente Zero

O programa Acidente Zero compreende as Regras de Ouro que alertam para os principais presentes na Copasa. Ainda sobre esse tema, Eric Lerou, técnico de segurança da USSS, fez uma apresentação sobre a inclusão da 10ª Regra de Ouro da Segurança: Produtos Químicos.

Para Joaquim Roberto, técnico de Projetos e Obras da Unidade de Serviço de Apoio Administrativo da Metropolitana (USAM). “Esse evento é um momento que temos para refletir sobre a segurança e o que está acontecendo ao nosso redor. A coisa mais importante que temos no nosso trabalho é a preservação da nossa vida para que as tarefas possam ser feitas com segurança e possamos voltar pra casa tranquilos”, pontuou.

Ronaldo Serpa encerrou o evento agradecendo a participação de todos e deixou uma mensagem a todos os líderes. “Quero agradecer a todos pela participação no III Workshop de Saúde e Segurança da Unidade de Negócio Metropolitana. Espero que tenha sido muito produtivo para todos e peço para que agora vocês disseminem esse conteúdo para a equipe de vocês para demonstrar o quanto a segurança é importante para nós,” concluiu.

A proposta da UNMT é de que os Workshops de Saúde e Segurança aconteçam semestralmente, a fim de difundir e disseminar a cultura de segurança no nível da Unidade de Negócio.

Copasa realiza III Workshop de Saúde e Segurança na UNMT

4ª edição do projeto “Boa Mesa, Boa

Copasa realiza III Workshop de Saúde e Segurança na UNMT

UNLE realiza 2º Workshop sobre Serviços de