Copasa realiza ações educativas em comemoração ao Dia Mundial da Água

Com a finalidade de conscientizar as gerações futuras sobre a importância dos recursos hídricos, a equipe socioambiental da Copasa, da Gerência Regional de Teófilo Otoni, promove no decorrer deste mês de março palestras em comemoração ao Dia Mundial da Água. Celebrada nesta sexta-feira (22/03) a data é um esforço global para colocar em pauta a importância da conscientização e boas práticas de preservação.

Alunos da Escola Estadual Carlos Magno Rebouças

 

Na região do Vale do Mucuri, o cronograma conta com palestras em escolas (municipais e estaduais) com apresentações sobre o tratamento de água e de esgoto, de que maneira o saneamento básico contribui para o desenvolvimento socioeconômico de um município e a importância de utilizar corretamente o sistema de esgotamento sanitário, não lançando lixo e gordura em ralos de pias e vasos sanitários, além de destacar o Programa Pró-Mananciais da Copasa.

As atividades vão ser realizadas até o final do mês de março. Nos dias 21 e 22/03, os assistentes socioambientais de Teófilo Otoni seguirão a programação nas escolas estaduais Carlos Magno Rebouças e São Vicente, no município de Águas Formosas, com alunos de diversas faixas etárias.

A primeira palestra foi realizada na terça-feira (19/03), na matriz do Centro Solidário de Educação Infantil, em Teófilo Otoni. Cerca de 80 alunos participaram da conversa com os assistentes socioambientais da Copasa, José Borges de Oliveira Junior e Carlos Alberto Morais de Freitas. Na ocasião foram discutidos temas acerca dos cuidados com a água e o meio ambiente com o intuito de promover a conscientização sobre a importância da água.

Alunos do Centro Solidário de Educação Infantil, anexos I e II, em Teófilo Otoni

Para José Borges de Oliveira Junior, essas atividades levam conhecimento aos alunos e professores acerca dos cuidados com a água e o meio ambiente, mas traz também satisfação pessoal. “É muito gratificante ver o brilho nos olhos dessas crianças que fazem perguntas. Compartilhar esse conhecimento me deixa alegre ao perceber que elas compreenderam o que foi ensinado”, disse.

Na quarta-feira (20/03), outros 100 alunos do Centro Solidário de Educação Infantil, anexos I e II, em Teófilo Otoni, tiveram a mesma oportunidade de aprender com os assistentes socioambientais da Copasa. Segundo a pedagoga Rita de Cássia dos Santos, “as atividades da Copasa são importantes para o Centro Solidário, que tem como objetivo maior construir caráter, transformando crianças em adultos conscientes do seu papel dentro de uma sociedade sólida e responsável”, afirma.

Sobre o Programa Pró-Mananciais

A Copasa tem como objetivo proteger e recuperar as microbacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos cujos mananciais servem para a captação dos sistemas de abastecimento público de água operados pela Companhia, por meio de ações e estabelecimento de parcerias, que visem a melhoria da qualidade e quantidade das águas, favorecendo a sustentabilidade ambiental, econômica e social.

Copasa realiza ações educativas em comemoração ao Dia Mundial da Água

Agência Móvel da Copasa volta a Barbacena