Copasa promove conscientização ambiental de estudantes no Norte de Minas

Com o objetivo de comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a Copasa promove atividades de conscientização ambiental voltadas para a população de municípios Norte – Mineiros.

Estudantes de Salinas participam das atividades alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Entre 4 e 7 de junho, a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Januária recebe visitas de estudantes de escolas públicas e cursos técnicos do município para aprender sobre o processo de potabilidade da água para consumo humano.

Na chegada à unidade, após receberem os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para garantir a segurança no ambiente, os alunos assistem a vídeos institucionais sobre a estrutura e a atuação da Copasa para a proteção do meio ambiente, com destaque para o programa Pró-Mananciais, de preservação das fontes utilizadas para captação e abastecimento público. Os visitantes também acompanharam as etapas de tratamento e, logo após, se dirigem ao laboratório da ETA para entender como funciona o processo de análise da qualidade da água que é distribuída à população da cidade.

Atividades lúdicas sobre a proteção do meio ambiente são realizadas com crianças e adolescentes

As ações de conscientização ambiental também são desenvolvidas no Núcleo da Copasa em Salinas. Nos dias 5 e 6, crianças e adolescentes atendidos pela Associação Hope of the Future participam de dinâmicas promovidas pela equipe da Unidade de Serviço de Controle Ambiental da Copasa. Na ocasião, são realizados plantio de sementes de girassol e atividades lúdicas alusivas à preservação do meio ambiente, tais como apresentação de vídeos educativos e palestras, com foco na sustentabilidade e manutenção da vida no planeta.

De acordo com Adriana Tolentino, da equipe socioambiental de Salinas, “essas iniciativas proporcionam conhecimento e despertam nos participantes a consciência ambiental e a relevância do papel de cada cidadão nas ações de preservação dos recursos naturais”.

ODS e Agenda ESG

A atuação socioambiental da Copasa é pautada na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e em seus respectivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além dos dez princípios do Pacto Global.

O Pró-Mananciais integra o ODS 15, que consiste em proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra, evitando a perda da biodiversidade.

O programa integra ainda a Agenda ESG da Copasa, sigla que se refere às questões ambientais, sociais e de governança corporativa. Esse termo tornou-se uma forma de se referir ao que empresas e entidades estão fazendo para serem socialmente responsáveis, ambientalmente sustentáveis e administradas de forma correta.

 

 

 

 

Copasa promove conscientização ambiental de estudantes no Norte de Minas

Estação da Copasa trata mais de 70%