Copasa participa ativamente da maior feira de saneamento e meio ambiente da América Latina

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), no âmbito da Unidade de Negócio Oeste (UNOE), participou, entre os dias 3 e 5 de outubro, da 34ª edição da Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente (Fenasan), realizada no Expo Center Norte, em São Paulo, juntamente com o Encontro Técnico AESabesp (Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente). Os objetivos foram apresentar projetos, conhecer as novidades que envolvem o mundo do saneamento e trocar experiências com profissionais de outras empresas do segmento a respeito do tema.

Palestra sobre jardins filtrantes. Crédito: divulgação Copasa.

“Tivemos a oportunidade de conhecer soluções que poderão nos ajudar a aumentar a qualidade de nossos serviços, otimizar os custos e a operação, melhorar os processos e continuar alcançando resultados cada vez mais altos, sempre tendo nosso cliente como foco da nossa declaração estratégica e, assim, cumprindo o propósito de cuidar da água e gerar valor para as pessoas”, destacou a superintendente da UNOE, Cristiane Carneiro.

Dentre as atrações do Congresso estavam as apresentações de trabalhos técnicos e cases de sucesso de empresas de saneamento de todo o país. Cerca de 400 trabalhos foram submetidos à avaliação. Desses, 250 foram selecionados para serem apresentados a todos os participantes.

Copasianos em destaque
No seleto grupo de apresentações estava o técnico químico em produção de água, Ricardo Borges, que discorreu sobre a “Gestão de Aspectos e Impactos Socioambientais na Gerência Regional Patos de Minas (GRPM)”. Saulo Teixeira e Laísa Simões, engenheiros de produção e operação, exibiram seu trabalho referente ao “uso de estacas de eucalipto como estrutura provisória de sustentação de redes de esgoto”.

Já Amanda Alencar, engenheira de produção e operação, expôs um estudo de caso feito na Estação de Tratamento de Esgoto de Paracatu, com o tema “Análise do Impacto da Instalação de Aeradores Tipo Cachoeira em Lagoa de Estabilização Facultativa”. “Participar da Feira foi uma oportunidade ímpar. Tive a oportunidade de conhecer diversas tecnologias, atuar como congressista, assistir a apresentações enriquecedoras e debater com profissionais renomados sobre a realidade atual e desafios futuros, contribuindo para agregar conhecimentos que podem fazer grande diferença em nossas unidades”, destacou.

Na imagem, Amanda Alencar apresentando seu projeto. Crédito: divulgação Copasa.

Ampla gama de atividades
Na oportunidade, os copasianos ainda participaram de painéis de discussão, assistiram a palestras e integraram seminários voltados para a relação entre o saneamento e a sustentabilidade global; universalização de serviços de água e esgoto; Novo Marco Legal Regulatório; Agenda ESG; reaproveitamento de águas cinzas; desenvolvimento operacional e tecnológico das concessionárias e sua otimização; percepção de especialistas no que tange às inovações do ramo e incineração e reciclagem de resíduos gerados no tratamento de efluentes.

Francisco Junio Rosa, técnico de projetos e obras, considerou positiva a participação da Companhia no congresso. “Entendo que, para a equipe técnica e operacional, isso é de grande valia, pois a Feira reúne as melhores empresas do setor e nos possibilita verificar o que há de mais moderno e atual no ramo do saneamento, inclusive tecnologias vindas do exterior. Com esse know how, podemos correr atrás do que pode ser aplicado em nossos sistemas, contribuindo para a melhoria dos serviços e para a redução de custos na Companhia de modo geral”, defendeu ele.

Os colaboradores ainda tiveram contato com novas soluções tecnológicas para redução de perdas de água no processo de distribuição; gestão de ativos; transformação digital de processos internos; alternativas para redução do consumo de água em horários de pico; análises da qualidade da água e do esgoto tratados; sistema de medição em elevatórias de esgoto; dentre muitas outras.

Além dos já citados, também participaram do evento Ricardo Pereira e Glauco Lima, técnicos de projetos e obras; Alex Gomes, supervisor de serviços operacionais; José Henrique Lima, engenheiro eletromecânico; Leonardo Sobral, assistente de serviços técnicos; Lázaro Oliveira, supervisor de tratamento de água; e Christiane Gomes, química, analista de saneamento e coordenadora do Laboratório Regional Oeste (LROE).

Evento comemorou sua 34ª edição
Nova tecnologia para analisar a demanda biológica de oxigênio (DBO) no esgoto. Crédito: divulgação Copasa.
Copasianos participaram de inúmeras palestras. Crédito: divulgação Copasa.
Copasa participa ativamente da maior feira de saneamento e meio ambiente da América Latina

Copasa conclui mais um processo da perfuração

Copasa participa ativamente da maior feira de saneamento e meio ambiente da América Latina

Pix do Bem Copasa divulga vencedores e