Copasa leva arte e consciência ambiental para alunos em Conselheiro Lafaiete

Após participarem de oficinas, estudantes expressaram o aprendizado com desenhos nos muros da escola

A Escola Municipal Jair Noronha, localizada em Conselheiro Lafaiete, na região Central do Estado, recebeu as atividades do Chuá Socioambiental, programa que busca promover atividades de sustentabilidade ambiental. Os alunos do 6º ano participaram de oficinas de educação ambiental e criaram uma arte para pintura artística nos muros da escola retratando a realidade do município com relação ao meio ambiente, em especial dos cursos d’água locais.

Os estudantes expressaram o aprendizado com desenhos nos muros da escola

As atividades na escola ocorreram durante o mês de abril e incluíram palestras sobre o sistema de abastecimento de água, sobre trajeto da captação até a torneira das casas dos clientes, como deve ser feito o descarte correto dos resíduos, direito de acesso à água, proteção e conservação de mananciais e a história do município. Todo esse aprendizado foi caracterizado nos desenhos e pinturas realizados com compromisso, dedicação e espírito de esquipe pelos estudantes.

A diretora da escola, Lucimar Simão, destacou o efeito positivo nos alunos e a impressão causada pelo trabalho na comunidade pedagógica. “Este mural potencializou as criações artísticas dos alunos com muita criatividade e interatividade. Estou encantada com a arte do mural. Ele nos mostra a história do passado, presente e futuro do rio Ventura Luiz”, destacou.

Integrantes do Coletivo Local de Meio Ambiente (Colmeia/Lafaiete) também participaram das oficinas e da pintura no muro, reforçando ainda mais a ação interativa.

O assistente socioambiental da Copasa Robson de Castro, que acompanhou a ação, reforçou que a atividade pedagógica instrui os alunos sobre os cuidados para o uso consciente da água, descarte correto de resíduos, etapas do tratamento de água e está em consonância com as diretrizes da ONU para os ODS e alinhada à agenda ESG. “A educação ambiental é o caminho para se criar um mundo melhor, e a Copasa tem esse objetivo. A união da família Jair Noronha e da Copasa é prova de que podemos fazer muito mais”, comemorou.

Chuá Socioambiental

Idealizado em 2016, o Chuá Socioambiental é uma extensão do Programa Chuá de Educação Sanitária e Ambiental, que busca promover atividades de sustentabilidade ambiental, alinhadas à conscientização sobre a importância da preservação e recuperação de mananciais para fins de abastecimento.

Suas ações, em parceria com escolas e demais instituições ligadas ao meio ambiente, são fundamentais para a disseminação de informações que fortalecem a necessidade de recuperação urgente dos mananciais de Minas Gerais.

Copasa leva arte e consciência ambiental para alunos em Conselheiro Lafaiete

Monitoramento do nível da Barragem Rio Juramento

Copasa leva arte e consciência ambiental para alunos em Conselheiro Lafaiete

Municípios da Zona da Mata recebem equipamentos