Copasa leva água tratada a comunidade quilombola

Comunidade localizada no município de Paraopeba será beneficiada com sistema de abastecimento da Copasa

A comunidade Quilombola da Pontinha, localizada na zona rural de Paraopeba, região Central de Minas, será beneficiada ainda neste semestre com a garantia de água tratada. A Copasa, por meio do programa Universaliza Minas, está implantando 6,5 mil metros de rede de água, além de sete unidades de bombeamento para atender mais de 1 mil moradores do povoado.

As obras estão em fase final de conclusão, e a Companhia já iniciou o processo de cadastramento para adesão ao sistema de abastecimento. Para facilitar o acesso da população, a Agência Móvel esteve no distrito para levar informações e serviços para os moradores que estão sendo integrados ao programa.

a Agência Móvel esteve no distrito para levar informações e serviços para os moradores que estão sendo integrados ao programa.

Foram apresentados os termos de adesão do projeto e ligações de água. Foram 45 atendimentos, totalizando 200 ligações já hidrometradas na comunidade. O gerente regional interino, Marden Simões Godinho, reforça a importância do atendimento itinerante para aproximar os clientes da empresa.

“A comunidade Quilombola Pontinha foi a primeira localidade a ser contemplada pelo Programa Universaliza Minas. O atendimento com agência móvel foi um sucesso, trazendo aproximação aos novos clientes e acessibilidade aos serviços de atendimento. Cumprindo o planejamento estratégico da Companhia, colocando o cliente no centro do negócio”, destacou.

A ação contou ainda com a presença de Regina Souza, representante do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) Paraopeba, e do presidente da Associação Quilombola da Pontinha, Renato Gonçalves.

O programa

O Universaliza Minas foi lançado pela Copasa em 2023 para viabilizar o acesso aos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto nas áreas rurais dos municípios onde a Companhia atua.

O programa é mais um dos esforços firmados pela Copasa para atingir as metas do Novo Marco Legal do Saneamento até 2033. Em sua área de atuação, a Companhia já alcançou a marca de 99,4% dos imóveis com acesso à água tratada. O índice mineiro já supera as metas de universalização dos serviços trazidas pelo Novo Marco, que determina que 99% da população brasileira tenha acesso ao abastecimento de água até 2033.

Cabe destacar também o percentual de tratamento de esgoto da Companhia, que alcançou 75% de esgoto devidamente coletado e tratado, sendo que a meta estabelecida é de 90% até 2033.

Apesar desse bom índice, a Copasa não atende todas as áreas dos municípios onde tem concessão, por isso, vai ampliar sua atuação, cumprindo com o primeiro item de seu estatuto social, que é planejar, executar, ampliar, remodelar e explorar serviços públicos de saneamento básico, com vistas a contribuir para o bem-estar social e para a melhoria da qualidade de vida da população.

Copasa leva água tratada a comunidade quilombola

Agência Móvel alcança mais de 700 moradores

Copasa leva água tratada a comunidade quilombola

Copasa divulga cronograma da Agência Móvel para