Copasa implanta tecnologia de filtros com mineral especial na UNLE

Tecnologia tem importante papel na remoção de metais dissolvidos na água, dentre elas os íons metálicos como o ferro e o manganês

A Copasa, por meio da Unidade de Negócio Leste (UNLE), colocou em operação no primeiro semestre deste ano, no distrito de Naque/Nanuque, que pertence ao município de Açucena e, em José Raydan, respectivamente, a nova tecnologia para tratamento e qualidade de água por meio de filtros pressurizados com leito de filtração a base de zeólita ativada.

A gerente da Unidade de Serviço de Apoio Operacional Leste (USOL), Naiara Jácome, detalhou o que é esta tecnologia, como funciona e como pode auxiliar no tratamento de água na UNLE.

“A tecnologia para tratamento e qualidade de água por meio de filtros pressurizados com leito de filtração a base de zeólita por ser um mineral com uma estrutura de microporosidade é capaz de remover impurezas dissolvidas na água, dentre elas os íons metálicos, como o ferro e o manganês, que estão presentes de forma natural nas águas brutas de fontes subterrâneas em nossa região”, explicou.

O novo dispositivo de tratamento que pode ser utilizado em espaço reduzido, está recebendo o aporte de aproximadamente R$ 5 milhões e será implantado em outros municípios que integram a UNLE.

“A implantação dos filtros pressurizados representa um marco na gestão e controle de processos de produção e qualidade da água na UNLE e na Copasa, sendo um investimento robusto em soluções tecnológicas, equiparadas as melhores práticas desenvolvidas no mercado. Vale destacar também que a operação dos novos equipamentos vai garantir ainda o atendimento integral aos padrões de potabilidade da água, previsto na Portaria GM/MS 888 do Ministério da Saúde, colaborando desta forma para promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida das pessoas que vivem nestas localidades atendidas pela Companhia”, finalizou a gerente.

Copasa implanta tecnologia de filtros com mineral especial na UNLE

Copasa marcou presença na Meia Maratona da

Copasa implanta tecnologia de filtros com mineral especial na UNLE

Copasa investe em ações ambientais em Leopoldina