Copasa garante água tratada a distrito de Catuti

O distrito de Barreiro Branco, no município de Catuti, região Norte de Minas, é mais um beneficiado pelo programa Universaliza Minas. As obras para ampliação do fornecimento de água tratada à população da localidade foram iniciadas pelas equipes da Copasa neste mês de fevereiro.

Com investimentos de R$ 600 mil, as intervenções irão contemplar a substituição de 6 mil metros de redes de distribuição, visando atender 2 mil pessoas, em 450 ligações prediais. A previsão é que os serviços sejam concluídos ainda este ano. Ao final, as estruturas implantadas serão integradas ao sistema de abastecimento de Mato Verde, que possui reservação de 1.200 m³ e uma Estação de Tratamento de Água (ETA), com capacidade de 60 litros por segundo.

De acordo com o gerente regional da Copasa, Herlen Cardoso, cumprindo o propósito de gerar valor para as pessoas por meio da prestação de serviços com qualidade e eficiência, o programa Universaliza Minas propicia o acesso à água potável aos moradores de áreas rurais que ainda não usufruíam desse recurso. “Esse benefício proporciona melhorias para a saúde, para a qualidade de vida e o desenvolvimento regional”, ressalta.

As obras iniciadas neste mês de fevereiro vão atender 2 mil pessoas da localidade com a oferta de água tratada

O programa

O Universaliza Minas foi lançado pela Copasa em 2023 para viabilizar o acesso aos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto nas áreas rurais dos municípios onde a Companhia atua.

O programa é mais um dos esforços firmados pela Copasa para atingir as metas do Novo Marco Legal do Saneamento até 2033. Em sua área de atuação, a Companhia já alcançou a marca de 99,4% dos imóveis com acesso à água tratada. O índice mineiro já supera as metas de universalização dos serviços trazidas pelo Novo Marco,que determina que 99% da população brasileira tenha acesso ao abastecimento de água até 2033. Cabe destacar, também, o percentual de tratamento de esgoto da Companhia, que alcançou 75% de esgoto devidamente coletado e tratado, sendo que a meta estabelecida é de 90% até 2033.

Apesar desse bom índice, a Copasa não atende todas as áreas dos municípios onde tem concessão, por isso, vai ampliar sua atuação, cumprindo com o primeiro item de seu estatuto social, que é planejar, executar, ampliar, remodelar e explorar serviços públicos de saneamento básico, com vistas a contribuir para o bem-estar social e para a melhoria da qualidade de vida da população.

Água tratada

Água tratada é garantia de saúde e exige altos investimentos para a sua produção, reservação, distribuição e controle de qualidade. Para assegurar quantidade, regularidade e qualidade dentro dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde, a Copasa realiza um rigoroso controle no processo de tratamento da água e investe em programas de preservação dos mananciais de onde a água é captada para abastecimento público.

 

Copasa garante água tratada a distrito de Catuti

Financiamento contratado pela Copasa junto ao Banco

Copasa garante água tratada a distrito de Catuti

Agência Móvel da Copasa chega ao bairro